Cusco é o destino dos sonhos de, praticamente, todos os tipos de viajantes. Com tantas atividades para fazer na cidade e nos arredores, não é de causar espanto que, tanto os mochileiros, econômicos, quanto os viajantes, de luxo, se esbarrem, andando de um lado a outro, passeando, descobrindo a magia de cada “callecita”. E vocês sabem que esta antiga cidade pré-colonial tem um toque todo romântico, único, que pode ser bastante propício para casais apaixonados?!
Você pode passar mais de um mês em Cusco, sem conseguir se cansar das ruas de paralelepípedos e das paisagens naturais deslumbrantes. Então, se você está planejando uma viagem com seu parceiro e está procurando por programas românticos, não precisa mais procurar: Aqui estão os 12 melhores programas para se fazer a dois, em Cusco.
- 1. Passear por San Blas
- 2. Tomar Pisco Sours com vista do pôr do sol
- 3. Que tal uma aula de culinária a dois?
- 4. Relaxar juntos numa massagem para casais?
- 5. Fazer uma trilha inesquecível
- 6. Visitar as fontes termais
- 7. Fazer compras de “artesanias”, roupas e, porque não, jóias!
- 8. Degustar, a dois, a deliciosa comida peruana
- 9. Fazerem juntos uma Aula de Dança
- 10. Participarem juntos da fabricação do chocolate
- 11. Passeio a Cavalo pelo Vale Sagrado
- 12. Fazer um piquenique de luxo no Lago Huaypo
1. Passear por San Blas
Este bairro, rapidamente, se tornou o queridinho dos casais em Cusco, com muitos atrativos para passar longas horas de exploração romântica. San Blas é uma bela área de Cusco localizada ao norte do Centro Histórico. Este bairro colina, tem uma vibração boêmia reunindo inúmeras cafeterias, restaurantes e boutiques de roupas ao longo das antigas ruas de paralelepípedos. San Blas tem uma atmosfera completamente diferente do Centro Histórico. A área não aparenta ser tão repleta e turística, apropriada para um ambiente mais romântico e pacífico. Porém, vá devagar; há algumas colinas bem íngremes em San Blas!
2. Tomar Pisco Sours com vista do pôr do sol
Nenhuma noite romântica em Cusco está completa sem alguns pisco sours (ou chilcanos de pisco). Pisco é a bebida alcoólica preferida pelos peruanos, e você a encontrará em praticamente todos os bares do país. Pisco é um licor destilado forte, que geralmente é bebido em drinks misturados, o mais popular dos quais é o pisco sour. Cusco tem alguns bares encantadores com terraços incríveis, de onde você pode apreciar a vista das montanhas com uma bebida gelada na mão. Mas tome cuidado! Pela nossa experiência, álcool e grandes altitudes não combinam bem… portanto é só não exagerar!
Aqui estão alguns dos nossos lugares favoritos em Cusco para tomar um drink:
- Limbus Restobar: Bar muito agradável, com uma vista espetacular da cidade
- Museo del Pisco: Nosso bar de coquetéis favorito na cidade
- ViewHouse Restobar: Outro excelente bar/restaurante com vistas incríveis
3. Que tal uma aula de culinária a dois?
O que pode ser mais romântico do que aprender a cozinhar pratos típicos, juntos? O Peru é famoso por sua culinária, que mistura estilos europeus, asiáticos e indígenas para criar algo verdadeiramente delicioso e diferente. Você pode se surpreender com a quantidade de alimentos originários do Peru, como por exemplo, batatas, milho, quinoa e pimentas, são nativos do Peru, então é desnecessário dizer que a culinária peruana é deliciosa e única.
A melhor maneira de experimentar e aprender sobre a culinária de um país é tendo aulas, e Cusco é um ótimo lugar para praticar! Alguns pratos que você provavelmente aprenderá a fazer são:
- Ceviche: Peixe cru, cozido no suco de limão
- Lomo Saltado: Carne de boi (ou alpaca) salteada com legumes e batatas fritas
- Aji de Gallina: Frango com molho cremoso de pimenta
- Causa: Casserole de batata, recheado com carne e legumes.
Você também pode aprender a fazer o seu próprio pisco sour
4. Relaxar juntos numa massagem para casais?
Muitas das atividades que você e seu parceiro, provavelmente, farão no Peru, envolvem atividades físicas intensas, como trilhas e parapentes. Então, não há nada melhor do que relaxar com uma massagem profunda para casais, após um longo dia de exercícios!
Felizmente, você estará bem servido quando o assunto é massagem: pois há uma infinidade de salões espalhados pelas principais áreas turísticas da cidade. Na verdade, seria difícil não notar, já que os massagistas, frequentemente, alardeiam seus serviços nas ruas, convidando a todos que passam para uma sessão de massagem. Se informe sobre o preço, antecipadamente, pois alguns vendedores, especialmente na Plaza De Armas, podem cobrar um valor mais alto pela massagem.
5. Fazer uma trilha inesquecível
Um dos principais atrativos de Cusco é a oportunidade de poder se aproximar da natureza. Afinal, Cusco está situada a uma altitude de quase 4.000 metros, bem no coração das montanhas andinas! Se há algo romântico e transformador é participar, a dois, das trilhas pelas imponentes montanhas, cercados pelas vistas mais deslumbrantes possíveis. Das várias trilhas que vocês podem fazer em Cusco (todas incríveis), destacam-se as principais, escolhidas por nossos viajantes:
- Trilha Salkantay para Machu Picchu: Se vocês estão prontos para o desafio de uma trilha de 5 dias pelos Andes, culminando na lendária Machu Picchu, esta é a trilha ideal para vocês. Embora seja, sem dúvida, um grande desafio, poucas experiências podem superar essa.
- Montanha Arco-Íris: Esta é uma gigantesca montanha, com formações coloridas únicas, que formam um padrão semelhante a de um arco-íris. Não é uma trilha extremamente difícil, mas a elevação de mais de 5.000 metros não deve ser subestimada! Vocês podem chegar lá com um tour, de 1 dia, saindo de Cusco.
- Trilha para a Lagoa Humantay: Se você não tem tempo para fazer toda a trilha Salkantay, ainda pode visitar um dos destaques dela, com a viagem de 1 dia à Lagoa Humantay. Palavras não são capazes de descrever a beleza desta trilha. Você subirá até uma lagoa de muita altitude, cercada por vários picos glaciais. As vistas são indescritíveis!
6. Visitar as fontes termais
A época mais popular para visitar Cusco é entre junho e setembro, que é a estação de inverno no Peru. Portanto, se você visitar a cidade durante esse período, espere noites muito frias! As temperaturas podem despencar para quase 0°C (32°F) à noite! Por isso, é habitual para os casais, em Cusco, irem às fontes termais, para se manterem mais aquecidos. Embora não haja fontes termais na cidade de Cusco, há algumas nas proximidades da região. A mais popular é a Aguas Termales de Cocalmayo, em Santa Teresa.
Essas piscinas termais são muito bem cuidadas e limpas, e têm um belo cenário natural das montanhas e florestas ao redor. Elas ficam bastante distantes de Cusco (cerca de 5 horas de carro), mais próximas de Machu Picchu. Então, se você estiver visitando a cidadela, pode facilmente incluir uma chegadinha nessas fontes termais!
7. Fazer compras de “artesanias”, roupas e, porque não, jóias!
Outra atividade que agrada os casais, em Cusco, é a hora das comprinhas: Cusco é um caldeirão de cultura andina tradicional, sendo um ótimo lugar para comprar artesanato único. A lã de alpaca é muito popular aqui e é uma alternativa mais suave e resistente à lã de ovelha comum: Os mais vendidos entre os casais são os suéteres de alpaca, combinando, ou as jóias, feitas à mão com desenhos intrincados incas, lindas!
Aqui estão algumas coisas que você deve saber, ao comprar artesanatos em Cusco:
- A alpaca bebê é o tipo de lã de alpaca mais procurado (e caro). Muitos vendedores no mercado dizem que seus suéteres são feitos de alpaca bebê, mas 90% não são.
- Embora muitos produtos sejam feitos à mão, há muitos deles que são produzidos em fábrica. Se você está procurando roupas de alpaca autênticas e de boa qualidade, deve verificar as lojas boutique em vez do mercado. Apenas esteja preparado para pagar muito mais!
8. Degustar, a dois, a deliciosa comida peruana
A culinária é uma maneira pela qual muitas culturas expressam seu amor, e o Peru não é exceção. Então, um programa simples e gostoso, para fazer a dois, em Cusco, é aproveitar alguns dos muitos pratos incríveis do Peru. Enquanto Lima se destaca por sua proximidade com o oceano e serve muitos frutos do mar locais, a comida de Cusco tem raízes nas montanhas e é bastante diferente da culinária costeira peruana. Aqui estão alguns pratos que você NÃO PODE deixar de experimentar:
- Cuy: Porquinho-da-índia, geralmente preparado frito ou assado no forno. Não julgue antes de experimentar!
- Carne de Alpaca: Outra proteína exótica para estrangeiros. A carne de alpaca é super deliciosa, parecida com carne bovina, mas com menos gordura, uma versão menos selvagem da carne de carneiro.
- Trucha: Cusco não tem muitos frutos do mar, mas há bastante peixe de rio. Truta frita é um item que não falta no cardápio de Cusco, e é muito saborosa!
- Lechón al Horno: Leitão assado delicioso e suculento.
- Sopa de Quinoa: A quinoa é originária do Peru, e a sopa de quinoa é uma das maneiras mais populares de ingerir esse grão local. Esta sopa é super saborosa e nutritiva.
- Mate de Coca: É uma das bebidas mais consumidas, e é quase inevitável que você acabe tomando mate de coca durante a sua estadia em Cusco. Mascar as folhas da planta de coca é uma das melhores maneiras de combater os efeitos do mal da altitude.
9. Fazerem juntos uma Aula de Dança
Não é segredo que a dança é muito popular na América Latina. E se você está em Cusco, uma das melhores atividades que você e seu parceiro podem fazer juntos, é aprender a dançar. Existem várias formas populares de dança no Peru, embora as mais conhecidas sejam Salsa e Bachata. Praticamente todos os estúdios de dança em Cusco ensinam estas duas modalidades.
Embora incrivelmente populares no Peru, a salsa e a bachata não são originárias do país. Se você quiser aprender uma dança local em Cusco, recomendamos tentar La Marinera, uma dança de casal interessante que mistura elementos das culturas indígena, africana e espanhola.
10. Participarem juntos da fabricação do chocolate
Você sabia que o chocolate se originou na América Latina? É verdade! O cacau do chocolate “suíço” ou “belga”, provavelmente, provém de algum lugar do hemisfério ocidental. Cusco fica muito próximo da Selva Amazônica, local de onde grande parte do chocolate do país é cultivado. Então, Cusco é um ótimo lugar para experimentar e aprender sobre essa doce iguaria. Se você quer uma experiência completa com chocolate, recomendamos ir ao Chocomuseo, onde você pode fazer uma aula de fabricação de chocolate, do grão à barra!
11. Passeio a Cavalo pelo Vale Sagrado
Uma das coisas mais mágicas que você pode fazer com seu parceiro em Cusco, é um passeio a cavalo pelo Vale Sagrado. Esta é uma ótima maneira de absorver a beleza natural da região, bem como visitar vários sítios arqueológicos, sem precisar caminhar muito. Este passeio a cavalo levará você a alguns dos sítios incas mais escondidos, próximos à Cusco, permitindo que você experimente algumas das mais belas paisagens, sem as multidões. Se você está procurando uma atividade, única e romântica para casais em Cusco, recomendamos um passeio a cavalo!
12. Fazer um piquenique de luxo no Lago Huaypo
Ao viajar, é fácil se deixar levar pelo ritmo acelerado das atividades e passeios, mas às vezes, tudo o que você precisa é de um pouco de descanso e relaxamento. Huaypo é o lugar perfeito para uma tarde privada e romântica com o seu parceiro. O Lago Huaypo é um espetacular lago de montanha, localizado entre Cusco e Ollantaytambo. Está situado um pouco fora do caminho turístico comum, então você não verá grandes grupos de turistas aqui, como verá em outros destinos populares. E um dos programas mais legais que você pode fazer, é reservar um piquenique de luxo no Lago Huaypo, onde você e seu parceiro podem aproveitar algumas atividades aquáticas, comer uma comida deliciosa, e passar algumas horas próximos das águas calmas do lago!
Leave A Reply
[…] 12 Programas românticos para fazer a dois, em Cusco […]
[…] 12 Programas românticos para fazer a dois, em Cusco […]