Havia passado pouco mais de uma hora que a aeronave decolara de Lima, a capital do Peru. E à medida que nos aproximávamos do momento da chegada à cidade de Cusco, uma sensação diferente de êxtase, de mistério, tomou conta de todos naquele avião. É como se ao sobrevoar a Cordilheira dos Andes um portal dimensional se abrisse. Até a turbulência é diferente na chegada à antiga capital do Império Inca. Seja bem vindo a atmosfera de magia e encanto que envolve Cusco e todos os seus visitantes. Neste blog iremos contar um pouco sobre os mitos e lendas que habitam os Andes peruanos.
Ao caminhar pelas “callecitas” de Cusco, cada parte da cidade histórica vem carregada de um misticismo andino peculiar. São adornos, pequenos objetos que despontam daqui e dali, lugares específicos, imagens que nos alertam que estamos em uma antiga capital de lendas de mitos, heróis e deuses. Essa é a essência da espiritualidade andina, ela é calcada em suas divindades, os seres da natureza.
Na visão andina, a nossa Mãe Terra, é Pachamama, uma das principais deidades, encontradas tanto na cultura dos Andes bolivianos como peruanos. Ela é entendida como um ser vivo, que dá vida, sustento e assistência, e que está presente na totalidade da terra. A consciência da Pachamama propõe a busca de um equilíbrio energético ideal que sustente os ecossistemas.
A trilogia Inca representa sua visão de mundo, sendo composta pelo condor, pelo puma e pela serpente. Esta trilogia, representada em muitas construções de Cusco, e no Templo das 3 Janelas em Machu Picchu, simboliza o mundo dos deuses, dos vivos e dos mortos.
Na concepção panteísta do mundo inca, o sol, a lua, a terra, as plantas, os animais e tudo o que os rodeia, são seres divinos que têm vida. Seus principais deuses são o sol (Inti), a terra (Pachamama), a lua (Killa), o raio (Illapa), as montanhas (Apus) e muitas outras divindades. É daí que surgem os Mitos e as Lendas dos Andes Peruanos, uma ponte para a essência deste lugar e seu povo.
- Quem Teria Criado o Mundo? Viracocha
- O Nascimento da Civilização Inca
- O Protetor do Lago Titicaca
- A Cidade em Forma de Puma
- Os Misteriosos Túneis do Qoricancha
- A Cabeça de Atahualpa
- O Tesouro de Atahualpa
- O Mistério de Machu Picchu
- Irmãos Ayar e a Lenda da Criação
- Quem é Inti, o Deus Sol?
- A Maldição de Pachacámac
- Os Encantos da Lã de Alpaca
- Os Apus: Protetores das Montanhas
- A Trágica História de Amor de Pitusiray e Sawasiray
- O Tesouro Escondido de Paititi: Mito ou Lenda
- Você pode se interessar:
Quem Teria Criado o Mundo? Viracocha
Viracocha, o Deus criador, já era conhecido antes mesmo do surgimento dos incas, presente nas histórias dos antigos habitantes das terras andinas. Segundo a lenda, após um grande dilúvio que destruiu o mundo anterior, ele teria surgido das águas do lago mais alto do mundo, o Lago Titicaca. Ele teria recriado a humanidade a partir de pedras, moldando os primeiros homens e mulheres.
Viracocha não teria parado por aí. Ele teria percorrido as montanhas andinas, ensinando os povos formas de plantio, de construção e de vida em harmonia com a natureza. Ao finalizar sua missão, conta a lenda que teria desaparecido caminhando sobre as águas do Oceano Pacífico, na promessa de regressar quando os tempos fossem de escassez e necessidade.
O Nascimento da Civilização Inca
Há milhões de anos, o Deus Viracocha, o criador do Universo, teria dado vida a seus dois filhos, Mama Oclo (filha da Lua) e Manco Capac (filho do Sol) no Lago Titicaca. Eles foram enviados para uma missão divina de estabelecer um reino na Terra: Os dois juntos tinham o dever de localizar um local para a construção do seu império.
Chegando à região do altiplano andino, Manco enterrou seu cajado na terra, a qual abriu uma fenda que o encobriu. Assim teria sido fundada a cidade de Cusco, “o umbigo do mundo”. Durante anos, esse foi o lugar escolhido para ser a capital do Império Inca, uma civilização avançada e poderosa.
O Protetor do Lago Titicaca
Mais uma lenda ao redor das águas do Titicaca surge no universo andino. Desta vez, este lago situado entre Peru e Bolívia abrigaria uma criatura mítica conhecida como “Kusillo,” que é tido como o guardião de suas águas e protetor dos pescadores locais. Os habitantes acreditam que Kusillo aparece na forma de um peixe gigante.
A Cidade em Forma de Puma
Dizem que a cidade de Cuzco foi construída no formato de um puma. E realmente, se formos analisar, veremos o formato bem delineado deste animal, sendo a cabeça a Fortaleza de Sacsayhuaman, lugar por si só emblemático e inacreditável! Na verdade, toda a região de Cusco é envolta em mistérios.
Os Misteriosos Túneis do Qoricancha
Entre o Templo do Sol e a Igreja de Santo Domingo haveriam vários túneis secretos construídos pelos incas, que fariam a ligação com os lugares mais inusitados, como por exemplo, o Lago Titicaca! Há uma lenda que conta sobre uma ilha chamada Amantani, localizada no lago mais alto navegável do mundo, onde existiria uma chincana fazendo a ligação desta ilha ao Qoricancha em Cusco. Se for verdade, imaginem um túnel, passando por debaixo do Lago Titicaca, percorrendo uma distância superior aos 424,6 km!
A Cabeça de Atahualpa
O último imperador inca também tem uma lenda bem impressionante. Atahualpa, que foi capturado e executado pelos espanhóis em 1533, teria tido a sua cabeça enterrada na cidade de Cusco. O propósito seria que, com o tempo, a terra reconstituísse seu corpo para que, enfim, ele pudesse retornar para libertar o império das mãos dos que não souberam respeitar o seu povo.
O Tesouro de Atahualpa
Outra lenda envolve Atahualpa, o último imperador inca, antes da chegada dos espanhóis. A lenda conta que ele teria prometido encher uma sala com ouro e duas com prata em troca de sua liberdade, mas que assim mesmo os conquistadores espanhóis o traíram e o executaram, não sem antes receberem o tesouro. Muitos acreditam que esse tesouro perdido ainda estaria escondido em algum lugar do Peru, aguardando para ser encontrado.
O Mistério de Machu Picchu
Quem acha que Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é apenas mais um impressionante sítio arqueológico, não faz ideia dos inúmeros mistérios e lendas que giram em torno desta cidadela. Qual motivo teria levado os Incas a abandonarem Machu Picchu de forma tão abrupta?
Irmãos Ayar e a Lenda da Criação
Outra lenda fala da criação da antiga capital do Império Inca: É a lenda dos irmãos Ayar, figuras míticas e descendentes diretos de Inti, o Deus Sol. Quatro destemidos irmãos, com habilidades especiais, cujos nomes eram Ayar Manco, Ayar Cachi, Ayar Uchu e Ayar Auca, surgidos de um local chamado Pacaritambo.
Juntos, eles embarcaram em uma jornada épica, tendo como guia uma misteriosa vara de ouro, dada por Inti a Ayar Manco, em sonho. O poder desta vara seria o de indicar-lhes o local exato para a fundação da terra prometida.
Após um caminho de desafios e transformações, Ayar Manco e Ayar Auca finalmente chegaram a uma planície localizada no Vale de Cusco, onde a vara teria afundado no solo, indicando ser o local sagrado. Assim nasceria a base da civilização inca, local eleito para acolher um dos maiores impérios de todos os tempos.
Quem é Inti, o Deus Sol?
Inti, o Deus Sol, é a figura central da mitologia Inca. É um dos principais deuses, adorados em Cusco. A lenda nos conta que Inti teria criado os Incas e teria lhes atribuído poder e sabedoria para governar seu império. O culto a Inti foi responsável por influenciar a estrutura política e social do Império Inca, e também por marcar a construção de importantes templos e estruturas características de Cusco, como o Qorikancha, o templo dedicado à ele.
A Maldição de Pachacámac
Pachacámac é o nome de um sítio arqueológico no Peru dedicado a um deus homônimo. Conforme a lenda, os sacerdotes de Pachacámac eram capazes de prever o futuro, porém ninguém podia saber o conteúdo de suas profecias. Desta forma, atribui-se a destruição da cidade por um terremoto, à uma maldição lançada pelos sacerdotes.
Os Encantos da Lã de Alpaca
Você já deve saber que a lã de alpaca é parte integrante da cultura peruana, mas sabia que ela tem as suas próprias lendas. Relatos indicam que as alpacas eram consideradas animais sagrados pela cultura inca, e que suas lãs eram usadas em rituais especiais para atrair boa sorte e afastar o mal.
Os Apus: Protetores das Montanhas
Acredita-se que as montanhas, para as tradições andinas, são seres vivos, acompanhados de espíritos chamados Apus, responsáveis por protegerem as comunidades e seus visitantes. Desde a época dos incas acredita-se que as montanhas são habitadas por espíritos poderosos, responsáveis por garantir o equilíbrio entre o homem e a natureza. Entre os Apus mais reverenciados estão a Montanha Ausangate, próxima a Cusco, e o Nevado Salkantay, que domina o horizonte, localizado ao sul do Vale Sagrado dos Incas.
Até hoje, os Apus continuam a ser invocados e honrados em cerimônias agrícolas e religiosas por toda a região, através de oferendas como folhas de coca, chicha (uma bebida fermentada de milho) e outros presentes dirigidos à montanha antes de iniciar uma trilha, semear ou erguer uma casa. Esses rituais refletem a relação espiritual profunda entre o povo andino e as forças da natureza.
A Trágica História de Amor de Pitusiray e Sawasiray
No Vale Sagrado dos Incas, existem duas montanhas nevadas cuja lenda é uma das mais tristes contadas nos Andes nevados: A trágica história de amor de dois jovens apaixonados chamados Pitusiray e Sawasiray que, segundo a lenda, teriam enfrentado a ira dos deuses e de suas famílias que não permitiam a sua união.
O casal teria empreendido uma fuga em direção às montanhas na esperança de viverem em paz, porém sem sucesso pois foram perseguidos pelos guerreiros enviados por seus próprios pais. Eles foram castigados e transformados em duas montanhas nevadas, condenados a se ver para sempre, separados por uma eternidade.
E quem passar pelo Vale Sagrado, próximo à cidade de Calca, poderá ver as montanhas de Pitusiray e Sawasiray, uma em frente a outra. São consideradas símbolos do amor verdadeiro e do sacrifício. Todos os anos, no mês de outubro, a cidade de Calca celebra o festival denominado Uno Raymi, que homenageia essa lenda com desfiles, danças e cerimônias tradicionais.
O Tesouro Escondido de Paititi: Mito ou Lenda
A lenda de Paititi, responsável por atrair a imaginação de exploradores e aventureiros por séculos, conta sobre um fabuloso tesouro escondido na selva peruana, um remanescente, nunca encontrado, da riqueza do Império Inca. A busca pelo tesouro de Paititi não é apenas uma busca por riquezas materiais, mas também uma jornada ao coração das lendas e mitos que envolvem os Andes, fomentando ainda mais o fascínio pelo desconhecido e pelo mistério na região de Cusco.
E aí, você já esteve no Peru ou está contando os dias para visitá-lo? Prepare-se: O país vai te surpreender de uma maneira mágica e muito envolvente. Com certeza, ao se deparar com as lendas e mitos da cultura andina, você provavelmente vai se lembrar do nosso blog. Vamos gostar de saber qual das lendas você gostou mais, ou qual delas você acha mais característica de Cusco. Você conhece alguma que não está nesse blog? Conta pra gente!
Leave A Reply