Provavelmente, não há evento mais majestoso e impressionante do que a peregrinação ao Santuário do Senhor de Qoyllur Rit’i, em Cusco, Peru. Todos os anos, quase 100 mil pessoas chegam ao vale de Sinak’ara para dançar, cantar e iniciar uma incansável peregrinação, durante quatro noites seguidas, com seus trajes de um colorido vibrante. O cansaço e o amor genuíno por este lugar fazem com que os visitantes entrem em uma espécie de transe, algo fantástico de se presenciar.
Uma festividade complexa
Esta festividade é extremamente complexa. Os visitantes se dividem por nações: Paucartambo, Quispicanchi, Canchis, Acomayo, Paruro, Tawantinsuyo, Anta e Urubamba. Cada nação apresenta dezenas de grupos de dança, conhecidos por comparsas. Entre as principais danças destacam-se: Qhapaq qolla, Qhapaq negro, Chunchachas, Wayri chunchus, Mestiza Qoyacha e muitas outras. Os pablitos ou ukukus são os encarregados de organizar e controlar esta imensa celebração onde o álcool está proibido. Se os pablitos de alguma nação descobrem alguém bêbado, simplesmente o açoitam três vezes com seus grossos chicotes.
Origens e simbolismo
Esta celebração tem suas origens pré-incas. Apresenta uma profunda conexão com a água, o sol e as montanhas. No entanto, a Igreja Católica, em suas tentativas de evangelização, se apossou desta festividade, e adicionou as suas próprias crenças. De uma forma ou de outra, é impossível negar o fato de que esta festividade é impactante, e que milagres, realmente, acontecem.
Dicas para os visitantes
Apenas os viajantes com uma mente aberta e um coração humilde poderão desfrutar desta magia. Participe de forma afetuosa e respeitosa. Lembre-se de que você não está no seu próprio país, e as regras para cada lugar são diferentes. Simplesmente mantenha o silêncio, ouça e observe.
Guia básico para visitar o Santuário do Senhor de Qoyllur Rit’i
A seguir, o guia básico para visitar o Santuário do Senhor de Qoyllur Rit’i:
Quando se celebra?
Esta importante festividade é celebrada desde o sábado até a quarta-feira, antes do Corpus Christi católico. Por isso, ocorre entre os meses de maio e junho. Neste ano de 2024, já foi celebrada dos dias 25 a 29 de maio.
Como chegar?
Para chegar ao Santuário do Senhor de Qoyllur Rit’i, você pode pegar um ônibus até a cidade de Mahuayani. Geralmente, os ônibus saem da entrada do Coliseo Cerrado (Casa da Juventude), na cidade de Cusco. A passagem custa entre 15 e 30 soles (US$ 5-10). Uma vez que você chegue a Mahuayani, caminhará de 2 a 4 horas, aproximadamente, até o Santuário, dependendo do seu preparo e da velocidade do seu passo. Recomendamos partir da cidade de Cusco à meia-noite, para caminhar durante o amanhecer. Dessa forma, você evitará o sol intenso. Não se preocupe com a escuridão; as tradições andinas são bem planejadas. Nessas datas, sempre há lua cheia no céu.
O que levar?
Para se proteger do frio
É importante lembrar que o frio é extremamente intenso no Santuário do Senhor de Qoyllur Rit’i. Como se encontra em uma depressão, o sol começará a aquecer somente por volta das 7:00 da manhã, e irá embora às 15:00. Depois disso, as temperaturas podem despencar, vertiginosamente, para -5 °C. Portanto, não se esqueça de levar um casaco e calças térmicas, luvas e alguma coisa para aquecer a sua cabeça. Por que não experimentar um tradicional chullo andino?
Para se alimentar
Leve balas de limão e folhas de coca para dar energia e protegê-lo dos efeitos negativos da altitude. No ponto de ônibus, tanto em Mahuayani quanto no Santuário, você pode obter todo o alimento de que precisa. Lembre-se de que este lugar não é turístico, então não espere restaurantes limpos e comida gourmet. Você terá que se alimentar de modo muito simples, sentado no chão, mas na companhia de peruanos que certamente irão recebê-lo calorosamente. Recomendamos que leve pastilhas ou gotas purificadoras de água, além da sua própria garrafa. Há várias torneiras que você poderá utilizar. Pedimos evitar o uso das garrafas de plástico.
Onde acampar?
Esta pode ser a parte mais complicada. Como os comparsas de peregrinos têm seus lugares historicamente designados, na esplanada de Sinak’ara, e devido às milhares de pessoas que participam da peregrinação, pode ser muito difícil encontrar um bom lugar para acampar. Recomendamos que vá com um coração aberto e humilde, pronto a interagir, perguntando aos responsáveis por uma comparsa, se é possível você alugar um lugar, compartilhado com a área deles, para poder montar a sua barraca. Aproveite essa oportunidade para estreitar laços, fazer novos amigos, e descobrir a cultura andina existente.
A hora do retorno: Como ir embora?
Você deverá retornar ao povoado de Mahuayani, depois de uma caminhada de 2 a 4 horas desde o Santuário. Dê preferência para chegar entre meio dia e a primeira hora da parte da tarde, já que pode ser difícil encontrar transporte para retornar a Cusco. Se informe com os peregrinos, acerca do lugar de onde partem os carros na direção de Cusco. Às vezes, ocorre que, por falta de vagas, você terá que viajar na boléia de um caminhão, por isso: prepare-se!
Leave A Reply