Cada viagem representa uma nova promessa de felicidade. Desembarcar em Cusco, uma terra a ser descoberta, e após instalado em sua confortável hospedagem, sentir a emoção de dar os primeiros passos pelas ruas da cidade. Os bairros cusquenhos são os mais interessantes do Peru: aventurar-se pelas suas “callecitas”, sem rumo, sem pressa, seja qual for a hora do dia ou da noite, é a forma mais sincera e gostosa de ser apresentado à terra lendária dos incas, até porque, para se aclimatar aos 3.399 metros de altitude acima do nível do mar, essa é a melhor opção para o seu início de aventura na antiga capital do Império Incaico!
A principal recomendação para a sua chegada a Cusco inclui uma aclimatação de um ou dois dias, que são preparatórios para as excursões mais ousadas que certamente você vai querer fazer. Nestes dias você descobrirá um monte de programas imperdíveis pelos arredores. E não se esqueça que essa é uma cidade histórica, um tesouro que merece ser curtido, saboreado e vivenciado em seus mínimos detalhes. Também não se esqueça dos mistérios e fatos impressionantes que rondam a cidade, sendo um dos locais mundialmente preferidos do canal History Channel, inclusive do programa Alienígenas do Passado. E não é à toa: os maiores vestígios de vida extraplanetária você vai encontrar em Cusco. Por isso, tenha calma, as famosas excursões como Machu Picchu e os nevados andinos terão a sua vez em seu roteiro. Mas agora, antes de mais nada, trate de pensar na sua chegada, e na sua ambientação nesse local mágico.
Cusco é na verdade um museu a céu aberto. Um parque de diversões também. À partir da Praça de Armas, qualquer direção que você escolher, e por favor percorra a pé, vai te conduzir a lugares bem impressionantes e enigmáticos. E é a cada passo que você vai decifrando esse incrível quebra-cabeça. Cada canto esconde tesouros e encantos! O desafio está lançado; encontre todos que puder!
Nesse blog vamos levar você a conhecer, antes mesmo da sua viagem começar, o potencial que a cidade de Cusco apresenta em matéria de artesanatos, que a partir de agora, caro leitor, passaremos a chamar de “artesanias”. Mas não trataremos dos mais comuns como camisetas, que por sinal, são de uma qualidade absurda de tão boa, nem das mochilas, carteiras e bolsas lindas que você encontra em qualquer canto. E nem mesmo das botas e sapatos andinos, um charme! Vamos falar das “artesanias” que nem todo mundo conhece, e que por vezes, passam despercebidas no agito da viagem: objetos de arte de muito valor.
Trapicerias
A arte da “trapiceria” é uma das mais lindas de Cusco. Trata-se de um painel decorativo, que retrata paisagens peruanas e o cotidiano dos habitantes do campo. Um trabalho meticuloso feito de sobreposições de lã: o sol, as nuvens, as lhamas, as casas, os moradores, a colheita, as roupas no varal … uma arte que leva meses para ser finalizada, e que, infelizmente, está desaparecendo, juntamente com os antigos artesãos responsáveis pela sua confecção.
Hoje você já não encontra uma “trapiceria” com tanta facilidade. Mas na Calle Triunfo, por exemplo, existe uma galeria de arte que as vende em diversos tamanhos, cada uma mais linda que a outra, porém a um valor bem elevado. Dando uma caminhada pelos centros de artesanato de Cusco, quem sabe você não é um dos sortudos que “dá de cara” com um desses painéis decorativos à venda, por um preço bem mais em conta, é claro? Ah, uma dica: na cidade de Ollantaytambo você também tem grandes chances de encontrar “trapicerias”. Boa sorte!
Quipo
Quipo é uma arte feita de cordas coloridas, de lã de lhama ou alpaca, com nós que representam o antigo sistema de registro e comunicação, utilizado tanto pelos Incas como pelas outras culturas andinas no passado. Era uma espécie de jornal, que servia ao imperador. Hoje em dia são utilizados como adornos, enfeitando as paredes das casas, e costumam conter os meses do ano e não mais notícias como no passado.
Prepare-se: como a visão costuma embaralhar com tantas mercadorias oferecidas pelas ruas de Cusco, é capaz que você não consiga visualizar de imediato um quipo, até porque, como é feito de cordas, muitas vezes não ficam expostos. Eu te aconselho a perguntar ao vendedor.
Retablos Peruanos
Que obra prima da cultura andina são os retablos! Apresentados nos mais diversos tamanhos e formatos, essa arte é encantadora! São passagens religiosas, cenas cotidianas e críticas sociais retratadas com delicadeza artística pelos artesãos peruanos, em formato de quadros ou oratórios de todos os tamanhos. É uma das formas mais expressivas de arte popular do Peru, retratando para todo o mundo a sua história, tradições e as particularidades da cultura. Quem não quer ter em sua casa uma decoração cheia de arte, beleza e valor?! Dê preferência pelos retablos vendidos no Mercado San Pedro ou na cidade de Pisac. Porém se quiser adquirir um maior, só vai encontrar mesmo próximo à Plaza de Armas de Cusco.
Duendes
Uma das maiores curiosidades do Peru, especialmente de Cusco, é a presença dos duendes em quase todas as lojas e mercados da cidade. Eles representam boa parte do misticismo andino, e vale a pena, se você pretende adquirir o seu, dar uma lida nas lendas dos Andes peruanos para identificar as diferentes espécies de duendes que poderá encontrar em Cusco.
Fique ligado, quando você menos esperar ele vai surgir bem na sua frente: e diga-se de passagem, são muito bem feitos! E como dizem que os duendes costumam escolher os seus donos, não vou dar muitas dicas de onde encontrá-los, só uma orientação: muitos deles habitam as tendas do Caja Cusco – Centro Artesanal Cusco.
Lhamas
As lhamas colorem as lojas de Cusco, de todos os tamanhos, cores e estilos: a cidade tem muitas para você escolher! Mas tenha calma antes de adquirir a sua, e percorra bastante o comércio antes de comprar, senão corre o risco de você levar uma mala cheia de lhamas para casa! A lhama preta é a mais procurada pelos místicos e por aqueles que querem fazer alusão à “ovelha negra” da família. A lhama feita de alpaca é a mais gostosa de tocar e abraçar, porém a de louça é um charme para a sua decoração! Aí vai a seu gosto!
Máscaras e Bonecos Decorativos
As máscaras fazem parte da tradição cultural não só da cidade de Cusco mas das regiões próximas como por exemplo, Paucartambo, uma terra conhecida por sua tradicional festa anual. Além das máscaras coloridas e muito bem feitas, você vai encontrar também bonecos dos principais personagens folclóricos do Peru. Dê preferência pelos vendidos tanto no Mercado San Pedro como no Centro Artesanal Caja Cusco, na Avenida El Sol. São os melhores preços.
Réplicas Andinas
Um dos desejos dos visitantes que percorrem os inúmeros sítios arqueológicos de Cusco e das redondezas, é poder adquirir as réplicas de Machu Picchu, por exemplo, ou de um portal inca, ou um de seus deuses. Você sabe que poderá até levar para casa uma cópia do disco solar que o Deus Viracocha teria entregue ao Imperador e que teria ficado guardado no Templo do Sol, o Qoricancha?!
Não tenha dúvida, você vai encontrar centenas de réplicas à venda: a maioria você encontra no Mercado San Pedro.
Fora destas “artesanias”, existem mimos, mais em conta, que você certamente vai querer adquirir para levar de presente a seus familiares e amigos. São eles:
Chocolates
O Peru é famoso por seus chocolates, fruto da rica história do cacau na região. O chocolate era considerado pelas civilizações mais antigas como a dádiva dos deuses. As sementes do cacau até hoje são utilizadas em rituais religiosos. Sendo assim, você vai encontrar essa delícia à venda em quase todos os cantos da cidade de Cusco. Mais uma vez, dê preferência aos preços dos grandes mercados, como San Pedro.
Balas de Coca
As balas de coca são tão comuns em Cusco que são vendidas até nas farmácias locais, porém geram muita polêmica entre os turistas. Produzidas a partir da folha de coca – planta que dá origem à cocaína, a bala é muito consumida nos países andinos, principalmente em Cusco, auxiliando a combater os sintomas decorrentes da elevada altitude da cidade.
E apesar de ser comum na bagagem de brasileiros, que retornam de países andinos, o produto tem venda proibida no Brasil, assim como qualquer outro com origem na folha de coca, mesmo que industrializado. Segundo a legislação brasileira, o uso da coca só é autorizado para fins terapêuticos, após permissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Feita do mesmo material de onde se extrai a cocaína, a bala de folha de coca não tem capacidade de produzir efeitos que se aproximem ao da droga. “Nem que o usuário chupe várias balas, a quantidade de cocaína é mínima. Para conseguir produzir a droga, são necessárias várias folhas de coca, que passam por um processo químico que obtém o princípio ativo concentrado”, explicam os especialistas.
De acordo com estudos, o efeito da bala no corpo pode ser o mesmo causado nas pessoas que mascam a folha de coca, como aumento da oxigenação do sangue, e, por isso, o produto é usado pelos povos andinos para enfrentar elevadas altitudes, onde o ar é mais rarefeito. Os estudiosos também destacam que é possível que o uso da bala cause pequena sensação de euforia e de disposição, e até melhore o desempenho em atividades físicas, mas nada muito relevante.
Sal de Maras
As famosas salinas cinematográficas, que você terá a oportunidade de visitar, são as responsáveis pela produção de uma enorme quantidade de sais, desde os mais comuns aos defumados e com ervas. Não tenha dúvida de comprar, porém, terá que escolher os que vêm nas embalagens de plástico, pois como os próprios vendedores vão te indicar, os ensacados não são permitidos no transporte aéreo.
Café
A qualidade do grão peruano – produzido em 11 das 24 regiões (que são as unidades administrativas do país) é um dos principais produtos de exportação – tem atraído compradores internacionais, e a quantidade de cafeterias que trabalham cafés especiais cresce a cada ano.
As variedades de arábica (algumas antigas, como a típica) são cultivadas em diversas províncias, com altitudes extremas (que chegam a 2.400 m), solos ricos e clima favorável, e são famosas por sua alta doçura. Há décadas apostando em práticas agrícolas e gestão sustentáveis dos cafezais, o Peru é, atualmente, o maior exportador de cafés orgânicos do mundo (o segundo é o México) e o primeiro a fornecer cafés certificados por Fairtrade para a União Europeia. O país também é o quinto maior produtor mundial de arábica, com 4,2 milhões de sacas produzidas.
Nas cafeterias peruanas, um charme a parte pela cidade, espressos e filtrados dividem a atenção dos clientes. Não deixe de saboreá-lo de todo jeito e desfrute de seu aroma incomparável!
Incensos
O Peru e a cidade de Cusco, mística por excelência, claro que não poderia deixar de apresentar para seus visitantes inúmeros tipos de incensos, dos mais conhecidos aos mais inusitados e sagrados. O Palo Santo é rei. É o incenso mais conhecido do Peru, devido às suas propriedades: uma maravilha natural com benefícios inigualáveis. Um tesouro espiritual, conhecido como a “madeira sagrada”, que traz consigo uma série de vantagens para a sua mente, corpo e alma.
BENEFÍCIOS DO PALO SANTO:
- Limpeza energética profunda: O Palo Santo é conhecido por sua capacidade de purificar o ambiente, afastando energias negativas e promovendo a positividade.
- Redução do estresse e ansiedade: A fragrância suave do Palo Santo é um calmante natural, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.
- Melhoria da qualidade do sono: Queimar o Palo Santo antes de dormir pode promover um sono mais tranquilo e restaurador.
- Elevação do ânimo: O aroma único do Palo Santo pode elevar o seu ânimo, trazendo alegria e bem-estar.
- Foco e concentração aprimorados: Utilize o Palo Santo durante atividades de meditação ou trabalho para melhorar o foco e a concentração.
- Propriedades anti-inflamatórias: O Palo Santo contém compostos com propriedades anti-inflamatórias que podem beneficiar a saúde geral.
- Conexão espiritual: Muitas tradições espirituais utilizam o Palo Santo para se conectar com o divino e aprofundar a espiritualidade.
- Eco-friendly e sustentável: O nosso Palo Santo é colhido de forma sustentável, apoiando a preservação das florestas e o bem-estar das comunidades locais.
A sua viagem a Cusco é a sua chance de experimentar o Palo Santo e seus incríveis benefícios. Você vai sentir a pureza e o bem estar que proporciona, e a espiritualidade deste presente da natureza.
Chás
Vamos resumir neste blog os dois chás que você vai encontrar à vontade para experimentar nas recepções dos hotéis do Peru, principalmente os que se encontram na cidade de Cusco, devido ao frio e à sua elevada altitude.
- Chá de muña: Tem um sabor semelhante ao da menta, porém mais suave. Pode ajudar a tratar problemas gástricos, indigestão, cólicas e diarréia bacteriana.
- Chá de coca: É um chá tradicional do Peru, feito com folhas de coca e água fervente. É um estimulante leve que pode ajudar a combater a dor, a sede, a fome e o mal da altitude.
Pan chuta
O pan chuta é um pão tradicional, artesanal, feito com ingredientes regionais, da região de Oropesa, perto de Cusco, no Peru. Esse pão faz parte da cultura andina. É conhecido por seu sabor de anis e pelo formato grande e redondo. É possível encontrá-lo em vários estandes do Mercado San Pedro.
Com certeza ainda faltam muitas “artesanias” que ficaram de fora desse blog. Você, sem dúvida, vai encontrar os seus próprios “achados” pela cidade. Não deixe de contar pra gente! A sua viagem tem tudo para ser um sucesso!
Leave A Reply
[…] PT […]