O Peru é um país interligado por diversas trilhas, centenárias, ideais para caminhadas. A história dos incas se desenrolou ao longo dessas rotas ancestrais, e o homem moderno continua se beneficiando delas para realizar suas atividades diárias. Na antiguidade, algumas foram construídas intencionalmente com pedras, utilizando habilidades espantosas de engenharia e de trabalho manual. Outras são trilhas de terra, que se desgastaram ao longo dos anos, devido ao constante ir e vir pelas montanhas andinas.
O que todas elas têm em comum é o fato de se encontrarem rodeadas por algumas das paisagens mais bonitas do planeta. O Peru possui um número incalculável de trilhas espetaculares para explorar, mas provavelmente, as mais especiais são as que rumam em direção à nossa amada Maravilha do Mundo. Nomeada pela UNESCO e pelo World Travel Awards como “A Melhor Atração Turística do Mundo“, falamos, é claro, do Santuário Histórico de Machu Picchu.
Caminhar até Machu Picchu é definitivamente a melhor maneira para um viajante, em boa forma física, chegar à cidadela. As montanhas ao redor fazem parte de um passado lendário da cultura inca, e realizar essas trilhas será transformador, ainda mais quando você alcançar a cidade perdida dos incas por sua própria conta e superação! Existem inúmeras opções de trilhas disponíveis para você aproveitar ao máximo essa oportunidade única na vida!
Aqui estão as 7 melhores caminhadas até Machu Picchu:
1. Caminho Inca
- Duração: 4 dias
- Dificuldade: Moderada a Desafiadora
O Caminho Inca, ou Qapaq Ñan, é uma rede de trilhas que possui 700 anos de idade, construída para conectar o Império Inca de um extremo ao outro, se estendendo por 6 países da América do Sul. Elas foram determinantes para o sucesso do império, pois permitiam tanto a mobilização militar quanto a comunicação por meio dos chaskis, os mensageiros que percorriam essas trilhas.
A porção mais conhecida delas, hoje conecta o Vale Sagrado dos Incas à entrada original de Machu Picchu, na Porta do Sol, acima da cidadela. Esta é a parte à qual hoje chamamos de Caminho Inca, tendo recebido nos últimos anos, uma quantidade impressionante de reconhecimentos e prêmios ao redor do mundo. É uma trilha ancestral única, imersa em história, e é a única trilha que leva a Machu Picchu pela Porta do Sol. Você vai poder desfrutar do bosque nublado sob a perspectiva de um expert e visitar sítios arqueológicos emblemáticos, acessíveis somente a pé. Devido à sua popularidade, existem muitas restrições, exigências e informações importantes que você deve saber antes de embarcar nesta aventura.
Fazer o Caminho Inca até Machu Picchu é uma experiência inesquecível. É uma aventura muito popular e as entradas esgotam-se rapidamente, então planeje com antecedência.
2. Trilha Salkantay
- Duração: 5 dias
- Dificuldade: Moderada a Desafiadora
Segundo a National Geographic, a trilha Salkantay é uma das seis melhores trilhas alternativas para Machu Picchu, além de ser uma das 25 melhores caminhadas do mundo. Afirmativo! Ela oferece uma maior diversidade ecológica do que o Caminho Inca e é mais econômica, menos movimentada e menos rígida. A expedição combina o melhor de dois mundos. Começa entre a grandiosidade das montanhas nevadas, sagradas dos Andes e seus lagos glaciais, e adentra a selva tropical e o bosque nublado. Você terá até a oportunidade de conhecer um dos principais destinos de Cusco, a Lagoa Humantay!
As paisagens dessa trilha vão te deixar boquiaberto, sua câmera repleta de fotografias surreais e seu coração totalmente feliz e satisfeito. Além disso, a trilha Salkantay oferece a oportunidade de desfrutar de um glamping exótico, que certamente será decisivo para completar sua experiência! Se optar por essa trilha, saiba como se preparar para a melhor experiência de todas!
3. Trilha Lares
- Duração: 4 dias
- Dificuldade: Moderada a Desafiadora
A trilha Lares consta na lista das sete melhores caminhadas alternativas para Machu Picchu, segundo a National Geographic, e é ainda menos concorrida que a trilha Salkantay. O destaque dessa trilha é que ela oferece a oportunidade de vivência na vida rural genuína nos Andes. O Vale de Lares abriga agricultores e artesãos locais, e ao longo do percurso, os participantes poderão interagir com eles, enquanto realizam suas atividades diárias repletas de tradição: pastoreio, tecelagem, culinária, entre outras.
O impressionante cenário de fundo é o nevado Verônica, com seus lagos glaciais, cachoeiras, rios, árvores nativas e vales coloridos. No início da trilha, na localidade de Lares, você encontrará águas termais medicinais para relaxar antes de iniciar a caminhada.
Fazer a caminhada Lares até Machu Picchu significa encontrar menos multidões e uma experiência mais intimista e autêntica. Você poderá desfrutar de vistas panorâmicas de montanhas, lagos e vales, enquanto se aventura em uma das áreas mais remotas e menos exploradas dos Andes.
4. Trilha Ancascocha
- Duração: 5 dias
- Dificuldade: Moderada a Desafiadora
Esta é uma caminhada realmente especial, às vezes chamada de o Caminho Inca Oculto ou o Super Caminho Inca. Ela serpenteia pelos imponentes Andes percorrendo a trilha original dos incas. Foi uma das “20 Trilhas dos Sonhos para Caminhantes” mencionadas pela National Geographic. Pode ser a melhor alternativa ao Caminho Inca para Machu Picchu, pois é muito remota e extremamente pitoresca. É o segredo mais bem guardado do Peru, repleta de paisagens andinas espetaculares, intocadas por mãos humanas.
Você vai desfrutar de uma cachoeira alta e vertiginosa, caminhar ao longo de um encantador rio murmurante, em vales abertos e depois desafiar-se a cruzar as montanhas nevadas, antes de descer para a selva nublada. Claro, não podemos esquecer da Lagoa Ancascocha, que dá nome à trilha: a deslumbrante Lagoa Ancascocha! A trilha é absolutamente incrível! E ela será toda sua, exceto pela presença de lhamas, alpacas, condores e habitantes locais.
A trilha Ancascocha é uma aventura que combina desafios, beleza natural e uma experiência cultural única. É uma excelente opção se você busca explorar uma rota menos frequentada para Machu Picchu e desfrutar da natureza em seu estado mais puro.
5. Trilha Huchuy Qosqo
- Duração: 3 dias
- Dificuldade: Moderada
Essa também é uma caminhada que você poderá fazer sem encontrar uma multidão de visitantes. Ela se encontra no Vale Sagrado dos Incas, próxima de Cusco, e leva a um extenso e impressionante centro militar e administrativo inca, um sítio arqueológico acessível apenas a pé. Está situada em uma ampla planície com vistas para os picos nevados ao redor da Cordilheira de Vilcabamba, e todo o caminho até lá é uma peregrinação através de cenários pitorescos dos Andes.
Seu nome significa “Pequeno Cusco” e é uma das caminhadas locais que utiliza o antigo Caminho Inca, ajudando a reconstruir o passado enquanto você viaja pelo Peru. Esta é a única caminhada até Machu Picchu que inicia em Cusco, no sítio arqueológico de Tambomachay.
6. Trilha Choquequirao
- Duração: 7 dias
- Dificuldade: Desafiadora
A National Geographic classificou Choquequirao como uma das caminhadas mais bonitas do mundo e uma das seis melhores rotas alternativas para se chegar a Machu Picchu. Você terá a oportunidade de visitar o complexo arqueológico de Choquequirao, que na língua nativa quechua significa “berço de ouro”. Você acredita que sua construção consegue ser mais impressionante e extensa do que a de sua cidade irmã, a famosa Machu Picchu? Essa cidade está ainda parcialmente escavada, então, quem sabe o que o futuro ainda reserva para este incrível sítio arqueológico!
Porém, tenha em mente: a dificuldade dessa caminhada é comparável à da escalada ao Campo Base do Monte Everest. É um sítio histórico incrível, sendo um dos últimos refúgios dos incas quando se retiraram para a selva, para escapar dos conquistadores espanhóis. Apenas os excursionistas mais experientes conseguem acessar esse local. No segundo dia, após visitar o sítio, você seguirá os passos dos incas em seus últimos dias, adentrando mais profundamente na selva nublada, através das montanhas.
7. Trilha Inca Quarry
(Também chamada Caminho Cachicata ou Cantera Inca)
- Duração: 4 dias
- Dificuldade: Moderada a Desafiadora
Essa trilha tem vários nomes, mas é mais uma das sete melhores rotas alternativas para Machu Picchu na lista da National Geographic, sendo uma excelente opção para evitar as multidões. É única no sentido de que seus participantes podem conhecer sítios arqueológicos desconhecidos, vistos apenas por poucos excursionistas e moradores locais, além de visitar a pedreira de Cachicata, de onde foram retiradas as famosas pedras gigantes para os projetos de construção incas. Você começará visitando uma cachoeira alta e o sítio de Racaypata, situado no topo, antes de continuar atravessando as montanhas e vales próximos de Ollantaytambo.
Você vai poder interagir com os moradores locais que vivem na região, observando de perto o cotidiano da vida andina. O momento mais inusitado da sua caminhada será quando você se encontrar dentro de uma das Portas do Sol dos incas: o quadro perfeito para o imponente Monte Nevado Verônica à sua frente. A trilha Inca Quarry é uma aventura que combina paisagens deslumbrantes, exploração de ruínas incas e a oportunidade de conhecer a cultura local.
BÔNUS: Trilha Inca Jungle
- Duração: 4 dias
- Dificuldade: Moderada
Esta é uma aventura cheia de adrenalina que te leva a Machu Picchu não apenas caminhando, mas também praticando ciclismo, rafting e tirolesa através das selvas nubladas dos Andes! Para uma bela mistura dos esportes de aventura que Cusco oferece, coloque um capacete e prepare-se para a expedição da sua vida. E como se não bastasse, você terá a oportunidade de relaxar nas melhores águas termais de Cusco: Cocalmayo, em Santa Teresa. Esta trilha proporcionará uma conexão íntima com a Mãe Natureza e você não vai querer que a aventura termine!
Escolha a sua!
Não importa qual dessas experiências inesquecíveis você escolher, tenha a certeza que será absolutamente incrível, impressionante e emocionante. Não há outra sensação no mundo que se compare em desafiar seu próprio corpo para alcançar um lugar como a magnífica cidadela de Machu Picchu, depois de atravessar paisagens sublimes andinas, que a maioria das pessoas nunca chega a conhecer. Ao optar por uma das melhores caminhadas até Machu Picchu, você sentirá orgulho de si mesmo, a cada passo que der, em qualquer uma dessas aventuras inesquecíveis. O impacto que essa aventura vai causar na sua vida, te acompanhará por anos.
Leave A Reply