Pode acreditar, durante a sua estadia em Cusco, você vai encontrar a melhor programação! Cada momento passado nesse lugar emblemático do Peru revelará novos destinos de tirar o fôlego para serem explorados, novos conhecimentos e mistérios, experiências únicas te aguardam para serem vividas. Não é à toa que os Incas fizeram dessa cidade mágica a sua capital!
Neste blog, vamos compartilhar com você as melhores excursões de apenas um dia, partindo de Cusco, para que você possa montar o seu roteiro, adicionando esse dia livre à sua programação. Você terá o planejamento mais perfeito, dependendo de quanto tempo você dispõe por aqui.
Ponto de Partida: Um dia na cidade
Você tem um tempo sobrando na sua viagem ou não sabe por onde começar a explorar? Fazer um tour pela cidade imperial de Cusco é a melhor forma de você ser introduzido à rica história, cultura e beleza dos Andes. Uma vez familiarizado, irá aprender os melhores lugares para se aventurar, podendo embarcar sozinho pelo resto da sua viagem.
Cusco, também conhecida como “o umbigo do mundo”, é uma cidade que tem muito a oferecer. Desde a arquitetura Inca até os edifícios coloniais, ela é uma mistura de estilos bastante surpreendentes. Caminhar pela cidade também é útil para se acostumar com a altitude elevada. É muito importante se aclimatar em Cusco (3.400m / 11.154 pés) evitando, dessa forma, o mal de altura nos dias que antecedem suas futuras excursões e trilhas.
Você pode escolher um City Tour ou um Walking Tour. Ambos têm a duração de apenas meio dia, possibilitando que você aproveite de maneira rápida a encantadora capital do Império Inca.
City Tour Cusco
O City Tour Cusco é baseado nos aspectos históricos da cidade, levando você a percorrer os sítios arqueológicos de Sacsayhuaman, Qenqo, Puca Pucara e Tambomachay. Você também vai visitar a Catedral colonial de Cusco e, em seguida, um fascinante e historicamente significativo templo espanhol construído sobre um complexo religioso Inca: O Qoricancha. Uma jornada completa por essa cidade enigmática vai te transportar rumo ao passado dos incas!
Vivencie a história de Cusco!
Walking Tour em Cusco
Para se imergir na vida agitada da cidade, faça este Walking Tour em Cusco. Seu guia irá te apresentar a dois dos principais mercados de Cusco:
- Mercado de San Pedro: Conhecido pelos seus produtos locais frescos e pelo mercado de artesanato, onde você encontrará souvenirs tradicionais andinos.
- Mercado de San Blas: Nenhuma visita estaria completa sem explorar o bairro descolado de San Blas, uma mistura encantadora de história e modernidade. Você encontrará lugares deliciosos para comer, oferecendo também opções vegetarianas.
Você também fará paradas no Aqueduto Colonial de Sapantiana e na Rua 7 Borreguitos, pontos icônicos que provavelmente você já conhece do seu feed do Instagram ou de terem aparecido em roteiros de viagem enquanto você planejava a sua aventura.
→ Uma vez concluída essa etapa do roteiro, você estará pronto para explorar os arredores, saindo da cidade e embarcando em novas e emocionantes aventuras!
Vale Sagrado: Por dentro da Região dos Incas
O Vale Sagrado dos Incas está repleto de atividades incríveis para ver e fazer, e sua viagem a Cusco não estará completa se você não passar um tempo por lá. Nesta região, você descobrirá fascinantes sítios arqueológicos: uma imersão no mundo dos Incas!
A maioria desses lugares pode ser visitada em um dia, mas recomenda-se reservar 2 dias para poder aproveitar cada um deles ao máximo.
Pisac, Urubamba e Ollantaytambo
Pisac abriga algumas das ruínas Inca mais bem preservadas da região, e elas podem ser acessadas de carro ou a pé. Além disso, Pisac é famosa pelo seu grande mercado tradicional e pela natureza pitoresca de sua cidade absolutamente encantadora, mágica, situada às margens do rio. Este é um ótimo lugar para tomar um café, encontrar souvenirs únicos a preços ótimos ou tirar fotos em suas ruas estreitas de paralelepípedos.
Depois, você poderá almoçar em outra cidadezinha pitoresca do vale: Urubamba. Este lugar oferece uma paisagem linda, rodeada por flores e vegetação exuberante. No vale, o clima é muito mais quente, permitindo que você se refresque ou relaxe na piscina de um spa local. Urubamba também é um excelente destino para retiros espirituais, graças à paz que o ambiente proporciona. Além disso, está muito próximo das minas de sal de Maras e do sítio arqueológico de Moray, que você poderá visitar em um tour que vamos te apresentar na próxima seção deste blog.
Mais tarde, você pode optar por continuar seguindo pela estrada rumo a Ollantaytambo. Este é o povoado mais tradicional que você pode encontrar em todo o Vale Sagrado dos Incas, preservado ao longo dos anos, exatamente como era na época dos Incas. Ele ainda possui ruas de pedras e casas construídas de adobe. Não é preciso dizer, o lugar é absolutamente encantador! Ollantaytambo também abriga um grande complexo arqueológico que seria um desperdício deixar de lado. Esse sítio envolve bastante exercício físico empregado em sua subida, recompensadora pela incrível vista panorâmica da região.
Maras e Moray
O outro lado do Vale Sagrado também é imperdível. A primeira parada é para conhecer as inacreditáveis minas de sal de Maras, ou Salineras, localizadas na encosta das montanhas. Uma nascente natural de água salgada que alimenta cerca de 4.500 piscinas nesse Patrimônio Mundial da UNESCO, que possibilita aos moradores a extração de sal desde os tempos pré-incas, utilizando um processo de preenchimento e evaporação da água. O sal rosa colhido dessas piscinas de tonalidades branca, marrom e creme é algo extraordinário. É uma maravilha tanto medicinal quanto culinária, comparável ao famoso sal do Himalaia, contendo ferro, magnésio, cálcio, zinco e muitos outros minerais essenciais. Leve um saco desse sal para casa. Ou até mais!
Sua segunda parada é outra genialidade de uma civilização que já se foi – os terraços circulares de cultivo de Moray. Esses anéis perfeitos, com aparência extraterrestre, foram um experimento dos Incas para o cultivo de itens que não eram necessariamente nativos da região, encontrando as condições ideais de cultivo para seus alimentos. Cada terraço está em um nível diferente e cria um microclima distinto, perfeito para o cultivo de determinadas plantas. Você vai adorar como essas formações curiosas fazem você se sentir!
Nota: Passeios de quadri moto e bicicleta para Maras e Moray são uma ótima maneira de navegar pelo vale. Uma visita a Chinchero pode ser incluída junto a Maras e Moray ou a Pisac e Ollantaytambo. Se você tiver tempo extra, não hesite em passar uma noite em qualquer um desses povoados ou dedicar um dia inteiro para cada um deles!
Chinchero
A terceira parada indicada é Chinchero, lar dos especialistas têxteis da região de Cusco. O mais interessante a fazer aqui, é uma oficina tradicional de têxteis. Você aprenderá como os moradores produzem seus corantes a partir de materiais naturais para criar lã de todas as cores, além de como eles conseguem transformar essa lã em fio e tecem padrões andinos intrincados e simbólicos. Além disso, também há um sítio arqueológico com vista para as montanhas e uma igreja colonial sobre as fundações incas que você poderá visitar.
Em nosso tour único, você pode descobrir Maras, Moray e Chinchero com um guia profissional.
Explore os arredores do Vale Sagrado
O Vale Sagrado é cercado por majestosas montanhas, belos rios e campos coloridos. Você poderá fazer trilhas ao longo de caminhos cênicos, visitar cachoeiras escondidas ou simplesmente apreciar as vistas de tirar o fôlego dos Andes. Para os aventureiros, o vale é uma área perfeita para as atividades ao ar livre que irão te proporcionar boas horas de adrenalina.
Cachoeira Poc Poc
Para uma caminhada tranquila em direção à cachoeira Poc Poc, você pode optar por começar pelas ruínas de Chinchero, onde terá a oportunidade de percorrer uma parte da rede de Trilhas Incas. A caminhada dura cerca de uma hora e oferece uma atmosfera calma e refrescante. Ao chegar em Poc Poc, você ficará maravilhado com a cachoeira de 35 metros de altura! O som das águas é hipnotizante e vai te trazer paz. Logo após, você poderá continuar descendo até chegar à cidade de Urquillos.
*Lembre-se: Não há lojas ou hospedagens, então leve o seu próprio alimento e água. Quando chegar em Urquillos, você poderá pegar um táxi para Urubamba, e de lá optar por um ônibus ou táxi de volta para Cusco.
Cachoeira Perolniyoc e Ruínas Racaypata
Fora de Ollantaytambo, no Vale Sagrado, há uma trilha pouco conhecida que leva à alta e impressionante Cachoeira Perolniyoc, junto ao sítio arqueológico pré-Inca Racaypata, que fica logo acima. Essa é a maneira perfeita de observar as típicas moradias e vilarejos dos Andes. Você passará por casas de adobe ao longo do caminho, enquanto as pessoas realizam suas tarefas diárias nas quais fazem parte a agricultura, a preparação de seus alimentos e o cuidado com suas famílias e animais.
Você pode iniciar a caminhada para Perolniyoc em Pachar, uma cidade localizada na estrada principal, o que envolve uma caminhada mais longa, ou em Soqma, uma cidade escondida mais próxima da cachoeira.
*Nossa dica: Pergunte pelas direções a serem tomadas ao longo do caminho – se você falar um pouco de espanhol, será fácil. Trata-se de uma trilha de ida e volta para um passeio de um dia. Você pode combinar com o seu taxista um bate e volta incluindo o tempo que ele aguarda por você para o retorno a Cusco, ou para Ollantaytambo, ou optar pelo transporte público de Pachar.
Para uma experiência mais prolongada, acampe por algumas noites nos Andes enquanto segue para a Lagoa Ancascocha. Essa trilha foi classificada pela National Geographic como uma das 20 trilhas mais sonhadas de se fazer no mundo. É uma caminhada para trilheiros experientes e pode ser combinada com uma visita a Machu Picchu.
Rafting e Tirolesa / Passeio de Zipline
Uma experiência única e disponível na Região de Cusco é o rafting nas águas brancas dos rios Urubamba e Apurímac, e esses passeios podem ser combinados com emocionantes experiências de tirolesa que atravessam o vale. Esta não é uma das atividades mais comuns que as pessoas costumam fazer ao visitar Cusco, então você terá histórias inéditas para contar quando voltar para casa! Esses rios sinuosos são cercados pelas paisagens mais fantásticas andinas, que você poderá ter acesso ao atravessar seus cânions, desde as montanhas até a selva. Com um guia experiente, você irá enfrentar corredeiras de classe II, III e IV!
*Você sabia que… Este pode ser tanto uma opção de passeio de um dia como uma aventura de rafting, camping e tirolesa de vários dias? Alguns até incluem Machu Picchu no final, como a cereja do bolo!
Aventuras Clássicas em Cusco
Essas trilhas são as melhores de Cusco. Existe uma razão para serem as mais requisitadas em qualquer site de turismo de Cusco ou pesquisa no Google. Sendo tão conhecidas, elas podem, possivelmente, ficar lotadas. No entanto, são destinos imperdíveis, que simplesmente não podem ficar de fora em uma viagem a Cusco!
Lagoa Humantay
Se você está procurando por cenários naturais de tirar o fôlego, de beleza extraordinária, este destino deve fazer parte do seu roteiro em Cusco. Esta lagoa glacial turquesa, localizada nas alturas dos Andes, fica aos pés da montanha coberta de neve, Humantay e ao lado da montanha Salkantay. Parece cenário de cartão postal! A Lagoa Humantay é um destino surreal que vai te deixar bastante empolgado, cheio de vida e seu percurso vai motivá-lo a se superar ao máximo. Você chegará na famosa lagoa após uma viagem de 3 horas e meia de carro acrescida de uma caminhada de 1 hora e meia. É uma jornada longa, mas sem dúvida, valerá a pena.
*Você sabia que… Além do tour de um dia para a Lagoa Humantay, você também poderá alcançar o Passo Salkantay em nossa experiência de caminhada de 2 dias? Você terá a grande chance de conhecer e passar a noite em nosso exclusivo Sky Camp, podendo contemplar as estrelas através do seu teto de vidro antes de dormir!
Montanha Vinicunca, a Montanha Arco-Íris
Modestamente, a Montanha Arco-Íris é única. Um tesouro natural do Peru, que apresenta aos seus visitantes seu colorido incomum. A geologia realmente fez um trabalho incrível por aqui! Não é todo dia que você tem a chance de contemplar uma montanha com listras rosa, marrom, vermelho, magenta, verde e cinza!
Até pouco tempo, ela permaneceu no anonimato, encoberta pela neve e pelo gelo profundo dos Andes. Se você busca uma experiência extraordinária em sua viagem, você não pode deixá-la de lado! Além disso, você vai subir a mais de 5.200 metros de altura (17.000 pés)! Um verdadeiro desafio para o seu próprio crescimento pessoal.
Info: A aventura inclui uma caminhada de 1 hora e meia seguindo por uma trilha colorida que leva até o ponto mais exuberante da montanha, após uma viagem de carro de 4 horas por estradas sinuosas.
- Dica: Não deixe de tomar Dramamine ou outros medicamentos afins, caso você seja propenso a enjoos — ou mesmo se não for! Esteja preparado para uma jornada bastante movimentada!
Nota: Embora Vinicunca seja inegavelmente deslumbrante, recomendamos explorar uma das montanhas arco-íris alternativas nas proximidades. Você poderá usufruir de uma experiência mais tranquila, fará fotos melhores e evitará as multidões. Confira a seção “Explorando Fora do Roteiro” apresentada abaixo para saber mais detalhes!
As Sete Lagoas de Ausangate
Este passeio de um dia é verdadeiramente um presente especial, pois a Trilha Ausangate normalmente só é acessível em uma caminhada de 6 dias ou mais. Ausangate é a montanha mais alta e mais sagrada da região de Cusco, sendo uma fonte essencial de água que abastece toda a área. Esta rota é considerada a trilha mais “selvagem” de todas, mas o passeio pelas sete lagoas é uma aventura mais tranquila.
Calce as suas botas e vá em frente! Você não vai se arrepender nem por um segundo! Apresentamos uma caminhada que permite vivenciar o melhor de Ausangate e de suas deslumbrantes lagoas glaciais azul turquesa em apenas um dia (além de um relaxante banho nas águas termais!).
Trilha Inca
Mais um Patrimônio Mundial da UNESCO em Cusco, a Trilha Inca é uma aventura moderna que mantém uma profunda conexão com o passado. O Qhapaq Ñan, como foi chamado na língua quechua pelos Incas, era a rede de estradas de 30.000 km que conectava o Império Inca de um extremo a outro. Essas trilhas são verdadeiramente uma maravilha da engenharia, e foram projetadas para atravessar terrenos desafiadores de montanhas e selvas. A rede se estendia por seis países sul-americanos, mas seu segmento mais famoso era a rota que levava do Vale Sagrado até Machu Picchu, culminando na Porta do Sol, Inti Punku, acima da majestosa cidade.
- Curiosidade: É verdade! você vai poder caminhar pela Trilha Inca em apenas um dia! Claro que não será o percurso da trilha completo, mas você poderá riscar mais esse item da sua lista de desejos e dizer: “Eu fiz isso!”
Uma maneira mágica de poder tocar neste solo sagrado, vivenciando um pedaço da história é através de uma caminhada de um dia na Trilha Inca, é ideal para quem dispõe de pouco tempo.
Machu Picchu
Por último, mas certamente não menos importante, está uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno: o Santuário Histórico de Machu Picchu.
Elogiada pela UNESCO e admirada mundialmente, ela se destaca como o ápice do Império Inca — um retiro luxuoso, localizado no topo da montanha, feito para servir a elite da época. O que a torna verdadeiramente notável é o fato de que permaneceu intocada pelos espanhóis, que nunca chegaram a descobri-la, se manteve escondida nas densas florestas nubladas dos Andes. Este é um excelente lugar para passear e se deixar surpreender com os mistérios ainda não revelados, pertencentes apenas às montanhas que a contemplam ao redor. Como os incas conseguiram trazer pedras de toneladas para o alto de uma montanha? Como foram capazes de esculpir essas pedras com tanta precisão que não foi preciso o uso do cimento para mantê-las unidas? Por que se dedicaram tanto nesta construção para depois abandoná-la e porque o fizeram? Como era a vida nessa cidade?
Se você deseja visitar uma das maravilhas do mundo, mas dispõe de pouco tempo, nós temos a solução! Com o tour de um dia para Machu Picchu, você poderá conhecer a mais significativa criação dos Incas em apenas um dia. A aventura começa partindo cedo de Cusco, indo rumo ao povoado de Ollantaytambo, de onde você pegará o trem para Machu Picchu! Você vai viver uma incrível viagem pelos Andes, vendo as paisagens mais fantásticas e diversificadas à medida que se aproxima da cidade dos Incas.
Está pronto para descobrir esse lugar cheio de magia e energia? Com seu guia, você poderá percorrer os mesmos recintos onde os Incas viveram, desvendando todos os segredos ainda ocultos para muitos.
Explorando Além do Roteiro Convencional
Uma das situações que podem ser mais irritantes durante a sua viagem é se encontrar cercado por multidões de turistas, congestionando a paisagem dos lugares que você mais desejou conhecer (pense na Mona Lisa com uma nuvem de visitantes bloqueando seu acesso, dificultando que você consiga vê-la depois de horas viajando até a França).
Não seria legal vivenciar os lugares mais icônicos de Cusco com apenas algumas poucas pessoas? Isso te daria o tempo suficiente para chegar sem pressa, poder se sentar e realmente obter uma conexão com a Mãe Natureza, refletindo sobre a vida e todas as sensações e emoções que você está sentindo naquele momento.
Vamos te mostrar, a seguir, a melhor forma de explorar Cusco obtendo a magia dos Andes só para você.
Montanhas Arco-Íris Alternativas
O Peru é um país diversificado com paisagens incríveis, e você PRECISA conhecer a Montanha Arco-Íris. Felizmente, a mais famosa delas, Vinicunca, não é a única existente na região; ela é apenas a mais conhecida! Aqui estão duas outras, de igual beleza, que você poderá visitar sem encontrar as indesejáveis multidões.
Montanha Arco-Íris de Palccoyo
Palccoyo é uma colina multicolorida que, na verdade, forma um conjunto de três montanhas arco-íris em um único percurso! Essa trilha é menos difícil e se encontra a uma altitude mais baixa do que a montanha Vinicunca, o que pode tornar a sua visita mais acessível e agradável. Deste local, você ainda terá uma vista privilegiada da Montanha Ausangate, o que enriquecerá ainda mais a sua caminhada.
Montanha Arco-Íris de Pallay Punchu
Pallay Punchu apresenta uma característica peculiar: suas formações rochosas lineares e afiadas se erguem no ar. Não é uma montanha típica. Processos naturais de erosão, ao longo dos anos, tornaram esse um espetáculo realmente impressionante. É uma excelente escolha para incluir no seu roteiro diversificado.
Waqrapukara
Essa caminhada vai trazer recompensas fazendo você chegar até uma fortaleza pré-incaica com formações em forma de chifres, localizada bem no topo de uma montanha, com vista para o cânion do Apurímac. A paisagem ao longo de todo o percurso para chegar em Waqrapukara também é espetacular. Você vai se encontrar no meio do nada, sendo acompanhado apenas por lhamas, alpacas e outros animais em seu habitat natural. O trajeto não está sinalizado, por isso é recomendável realizar a caminhada em um tour guiado.
Ponte Qeswachaca
A única ponte sobrevivente, desde a época dos Incas, ainda pode ser visitada e atravessada! Esta ponte, feita inteiramente de “ichu”, um material orgânico semelhante a palha, possui 30 metros de comprimento, se estendendo sobre o rio Apurímac, oferecendo uma experiência cultural única celebrada pela UNESCO. Aproveite o tempo caminhando sobre a ponte, dando paradas em sua travessia para admirar os impressionantes detalhes do cânion, de ambos os lados, e desfrute do som relaxante da água correndo rio abaixo. Se você for visitá-la no mês de junho, vai poder participar da incrível tradição que reúne as comunidades locais para desmonte e reconstrução da ponte Qeswachaca, garantindo sua durabilidade por mais um ano.
Huchuy Qosqo
Aqui está uma outra caminhada que não costuma ter muitos excursionistas: Huchuy Qosqo. Localizado no Vale Sagrado, esse trajeto leva a um extenso e impressionante sítio arqueológico Inca, situado em uma planície com vista para as montanhas cobertas de neve. Seu nome significa “Pequeno Cusco“, e é um lugar que te ajudará a juntar mais peças desse quebra cabeça do passado incaico, enquanto você aproveita para conhecer essa outra parte do Peru. Essa caminhada pode ser feita em apenas um dia com tudo incluso aqui.
Explorando com calma
Nas proximidades de Cusco, você poderá visitar diferentes lugares desconhecidos que te permitem aproveitar um dia tranquilo rodeado pela beleza da natureza andina. Há vários tesouros escondidos pelas redondezas, onde você pode dar uma fugida da agitação da cidade e passar um dia em total tranquilidade, imerso em um ambiente verdejante.
Vale Sul de Cusco
O Vale Sul de Cusco é muito menos conhecido e visitado do que o Vale Sagrado, o que o torna um lugar maravilhoso para ser visitado por longas horas. Há dois sítios arqueológicos principais que podem ser visitados: Tipón (inca) e Pikillacta (pré-inca), ambas construções impressionantes e simbólicas de sua época. Você também pode parar em Raqchi, o Templo do deus Wiracocha.
Em Huasao, você poderá visitar seu pântano com criaturas de madeira espalhadas por todo o lugar, fazendo você sentir como se estivesse caminhando em um cenário cinematográfico. Você também poderá visitar a Catedral de Andahuaylillas, conhecida como a “Capela Sistina das Américas” pela sua decoração ornamentada.
Lagoa de Huaypo
Esta linda e enorme lagoa (cerca de um quilômetro quadrado!) te oferece a oportunidade de passar o dia ao ar livre com a família e amigos, evitando os locais turísticos mais movimentados. Você poderá alugar um barco ou um caiaque para aproveitar ao máximo a paisagem (cuidado com as tempestades!). Navegue até o centro da lagoa e admire as vistas de 360° das montanhas que a cercam, das fazendas e casas tradicionais do campo. Leve alguns alimentos e faça um piquenique, um churrasco ou se preferir poderá comprar uma refeição acabada de fazer pelos moradores locais.
- Descubra a lenda: O deus sol pediu aos gêmeos, filhos de Manco Capac, (o fundador da civilização Inca) que o acompanhassem para assistir ao pôr do sol. Quando foram procurá-los, viram que o filho, que havia caminhado para mais distante, se transformara na Lagoa de Huaypo, e a filha na Lagoa Piuray.
O ambiente é mágico e muito relaxante: o vento, o sol, a vista, o som das águas e os pequenos animais ao redor criam o cenário perfeito para descansar e recarregar as energias. Você também pode alugar cavalos ou quadriciclos para poder explorar também as áreas verdes ao redor do lago.
Para chegar até lá, você pode pegar um transporte público de Cusco até Izcuchaca e depois um táxi até Huaypo, ou se preferir, um táxi direto de Cusco, que será um pouco mais caro.
Lagoa de Kinsa Cocha
Os glaciais e riachos andinos oferecem uma paisagem maravilhosa composta por lagoas cintilantes espalhadas pelas montanhas, e é provável que você conheça várias delas durante o tempo que estiver por aqui. A cerca de 45 minutos de Pisac, há uma excelente trilha que leva a três lagoas, e é provável que você seja o único visitante no Sendero das Lagunas Kinsa Cocha, também chamado de Sendero Azul de Cocha.
Você precisará contratar um táxi de ida e volta para te levar até lá e te esperar, enquanto você faz a trilha, de formato circular de 6,3 km, para depois te levar de volta a Pisac (caso contrário, você não encontrará transporte de volta). A caminhada leva cerca de 2,5 horas, mas você vai querer parar e aproveitar a paisagem ao longo do caminho.
- Alimentação: Leve o seu almoço! Este é um ambiente completamente natural, sem áreas urbanas, então você deve dispor de seu próprio alimento e lanches. Fazer um piquenique em um lugar de ar tão puro não tem preço.
Chonta
Chonta é o melhor lugar próximo a Cusco para ter a chance de ver condores, uma das maiores aves voadoras do mundo, cruzando seu habitat natural!
Com vista para o Cânion do Apurímac e afastado dos roteiros turísticos, essa trilha leva a uma colina ampla, em um ambiente muito pitoresco, o local perfeito para uma foto da sua caminhada pelos Andes. Com sorte, você terá um ou dois condores como fundo! Não é uma caminhada desafiadora, por isso você pode ir com toda a família ou com um companheiro de viagem menos ativo. Leve um almoço tipo piquenique enquanto espera os condores andinos saírem para sobrevoos na parte da tarde.
Você pode se juntar a um tour organizado ou optar por pegar um transporte público até Limatambo (a 2 horas de Cusco) e depois contratar um táxi de ida e volta até o início da trilha em Chonta (uma hora a mais). Após a sua caminhada, poderá prosseguir por mais uma hora pela Rodovia Panamericana para desfrutar das águas termais de Cconoc, localizadas à beira do rio Apurímac.
Um Mundo de Sensações te Aguarda
Cusco é uma cidade onde cada canto conta uma história e cada momento desperta seus sentidos. Desde as cores vibrantes dos tecidos tradicionais até o aroma terroso do chá de coca recém-preparado, é um destino que mergulha o visitante na sua rica cultura e história. Saboreie a fusão dos sabores andinos antigos e modernos e ouça os ecos das tradições centenárias nos mercados coloridos. Um mundo de sensações incríveis aguarda por você.
Tour de Chocolate e Café
Em todo o Peru, vastas extensões de terra incrivelmente fértil produzem dois dos produtos de luxo mais desejados do mundo: café e chocolate. Os passeios pelas fazendas de café e cacau se combinam perfeitamente, oferecendo uma experiência única nas selvas altas do Peru. Essas vivências proporcionam uma visão da vida tradicional peruana, já que você passará um tempo em uma casa de família local, dentro de uma plantação em pleno funcionamento. É uma aventura cultural e gastronômica imersiva, onde você poderá degustar produtos recém-preparados, aprender sobre o processo de cultivo e se conectar com a hospitalidade e as tradições das comunidades locais.
O Peru está entre os maiores produtores de café do mundo, oferecendo uma variedade de perfis de sabor elogiados pelos profissionais mais consagrados do ramo. Todos amamos essa bebida, e se você é viciado em sua dose matinal de cafeína, vai adorar conhecer a origem do café, o processo que ele segue até chegar à sua xícara, e as pessoas dedicadas ao seu cultivo.
Outro produto fantástico é o cacau. Este ingrediente é usado no mundo todo para criar um dos alimentos mais deliciosos: o chocolate. Nosso doce favorito vem da mistura do grão de cacau com açúcar e, às vezes, leite. Além disso, uma bebida feita com essa fruta mágica tem sido utilizada durante quase 4.000 anos na medicina e em cerimônias rituais. É chamada até de “o alimento dos deuses.”
Não é à toa que é o alimento prazeroso mais popular do mundo!
Aula de Culinária / Tour Gastronômico e de Mercados
Simplesmente, você não pode visitar o Peru sem encontrar um novo prato favorito. Elaborada ao longo de gerações, em todos os tipos de lugares e com a mistura de diferentes culturas, a gastronomia peruana é uma das mais diversas do mundo. Suas terras férteis produzem uma abundância de frutas, legumes e grãos. O Peru é a terra natal de vários superalimentos que ganharam fama mundial, como quinoa, maca, kiwicha, chia, abacate, milho roxo, tarwi, cacau, lúcuma e goldenberries. Esses ingredientes, ricos em nutrientes, prosperam nos diversos climas do Peru e são básicos na dieta local há séculos!
Graças a Gastón Acurio, um chef de renome internacional, a cozinha peruana ganhou destaque no cenário global como uma das melhores. Sua influência ajudou a elevar o patrimônio culinário único do Peru, colocando-o em evidência, combinando ingredientes tradicionais com técnicas inovadoras para a criação de sabores que cativam os amantes da gastronomia de todo o mundo.
Se o turismo gastronômico for do seu interesse, contrate um guia: será essencial para poder apreciar da melhor forma a cozinha de classe mundial do Peru. Comece com um tour gastronômico pela cidade, descobrindo os melhores lugares para comer em Cusco, saboreando seus pratos mais exquisitos e conhecendo as histórias por trás deles. Depois, visite um dos vibrantes mercados ao ar livre do Peru, onde encontrará ingredientes frescos e locais. Termine essa aventura culinária com uma aula prática de cozinha, utilizando os melhores produtos do mercado para criar pratos tradicionais.
Suas papilas gustativas (e seus amigos em casa) irão agradecer por essa experiência inesquecível!
Passeio a Cavalo por Cusco
Uma das atividades mais divertidas que você pode fazer com sua família ou seu companheiro de viagem é montar a cavalo pelas montanhas que cercam a cidade de Cusco. Não há maneira mais emocionante de conhecer a paisagem andina ou relaxar depois de alguns dias de viagens exaustivas!
Claro! Você vai poder desfrutar de uma vista panorâmica de toda a cidade, apreciando sua beleza das alturas. Seguindo o caminho para Pisac, logo depois do sítio arqueológico de Qenqo, os moradores estarão te esperando com cavalos! Você pode alugar um tour guiado por algumas horas a um preço bastante razoável e dar um passeio muito agradável com esses simpáticos animais. Não é necessário ter experiência prévia!
Oficina de Tecidos
A região andina do Peru é famosa por seus impressionantes, intrincados e vibrantes tecidos que dão vida e energia a cada paisagem peruana, contrastando de forma sem igual com os tons naturais da terra que os rodeia. Desde tempos ancestrais, os peruanos têm utilizado tinturas naturais feitas de plantas locais e até insetos para tingir a lã de ovelha, lhama e alpaca de todas as colorações imagináveis.
Desde o tosquiamento e fiação até o tingimento e tecelagem, há uma grande quantidade de conhecimentos a descobrir sobre os tecidos andinos e seus complexos e significativos designs. Para se aprofundar nessa tradição, você pode reservar um lugar em uma oficina de tecidos em Cusco ou Chinchero, no coração do Vale Sagrado dos Incas.
Qual aventura escolher?
→ Dica importante: Você precisará de alguns dias para seu corpo se aclimatar antes de fazer caminhadas em altitudes mais elevadas, caso contrário poderá sofrer com o mal da altitude. Aqui estão os destinos, escalonados ordem de altitude, mencionados anteriormente (de forma crescente) para ajudá-lo na decisão de qual deles fazer primeiro.
Rafting/tirolesa no Vale Sagrado | 1,500 m | 4,920 ft |
Tour de chocolate e café | 1,650 m | 5,410 ft |
Águas Termais de Cconoc | 1,700 m | 5,580 ft |
Machu Picchu | 2,430 m | 7,970 ft |
Vale Sagrado dos Incas (com exceção de Chinchero) | 2,440 m | 8,005 ft |
Chonta | 3,400 m | 11,150 ft |
Cidade de Cusco | 3,400 m | 11,150 ft |
Vale Sul de Cusco | 3,400 m | 11,150 ft |
Cascata Perolniyoc | 3,460 m | 11,350 ft |
Lagoa de Huaypo | 3,500 m | 11,480 ft |
Catarata Poc Poc | 3,400 m | 11,154 ft |
Chinchero | 3,760 m | 12,335 ft |
Ponte Qeswachaka | 3,790 m | 12,430 ft |
Waqrapukara | 4,140 m | 13,580 ft |
Lagoa de Kinsa Cocha | 4,200 m | 13,780 ft |
Huchuy Qosqo | 4,200 m | 13,780 ft |
Caminho Inca | 4,200 m | 13,780 ft |
Lagoa Humantay | 4,200 m | 13,780 ft |
Sete Lagoas de Ausangate | 4,800 m | 15,750 ft |
Pallay Punchu | 4,650 m | 15,255 ft |
Palccoyo | 4,900 m | 16,070 ft |
Vinicunca | 5,200 m | 17,060 ft |
Dicas para Excursões de Um Dia em Cusco
Para poder aproveitar ao máximo suas excursões de um dia, leve em conta essas dicas:
- Leve Água Suficiente
Onde quer que decida ir, certifique-se de levar água suficiente, pois você provavelmente estará em grande altitude e sob o sol, o que pode desidratá-lo. Sempre leve dinheiro extra caso precise comprar mais água ou algum lanche para manter sua energia. - Proteja-se do Sol
O sol em grandes altitudes pode ser muito prejudicial, especialmente se você tem a pele clara. Você vai estar muito mais próximo dos raios UV, por isso recomendamos o uso de protetor solar com fator 50+ ou mais. Além disso, certifique-se de usar um chapéu e óculos de sol para uma proteção adicional. - Tire um Tempo para se Acostumar com a Altitude
Fazer trilhas em grandes altitudes não é fácil, e se você não está acostumado a essa elevação, é essencial passar alguns dias em Cusco ou no Vale Sagrado para se aclimatar. É melhor fazer caminhadas e excursões mais simples antes de se aventurar até a Lagoa Humantay ou alguma das Montanhas Arco-Íris, por exemplo. - Leve Seu Passaporte
Para qualquer excursão em Cusco e arredores, sempre tenha seu passaporte em mãos. A maioria dos locais exige o passaporte na entrada, e você não vai querer deixar de entrar por esquecimento. - Contrate um Seguro de Viagem
Outro fator muito importante é ter um seguro viagem. Sim, você pode fazer a maioria das viagens sem ele, especialmente se viajar sozinho, mas muitas agências e operadoras de turismo não permitirão que você viaje se não tiver um seguro. Além disso, a assistência médica em Cusco pode ser muito cara caso necessite.
Conclusão
Não tem como você errar ao escolher uma dessas opções encontradas na mágica região de Cusco. Há uma forte razão que a torna o principal destino turístico do país e um dos mais importantes do mundo. Escolha com calma quais dessas incríveis excursões de um dia você deseja fazer. Seja pelos destinos mais populares, aventuras em locais remotos ou dias de relaxamento nos Andes, você vai criar memórias inesquecíveis!
Pode te interessar:
- Como chegar a Cusco?
- Aclimatação em Cusco: tudo o que você precisa saber
- Caminhadas em Cusco: Roteiros Curtos para Conquistar em Menos de um Dia
- Vale Sagrado dos Incas: as montanhas estão te chamando!
- Montanhas Coloridas do Peru: tudo o que você precisa saber!
- Machu Picchu: A maneira mais fácil de chegar
- Visite Ausangate e o Turismo Comunitário: Descobrindo as Comunidades Andinas
- Aventura em Altitude: Como se preparar para aproveitar o trekking no Peru
- Por que o Peru será o seu próximo destino de viagem em 2025
Leave A Reply