Você já se perguntou o porquê de tantas pessoas, ao redor do mundo, escolherem o Peru como o destino de sua viagem? E a cidade de Cusco? O que leva milhares de visitantes para esta terra dos incas, bem distante da famosa e efervescente capital Lima, incrustada em meio a uma cadeia de montanhas andinas? O que você sabe, de fato, sobre o passado misterioso dos Incas?
- O Legado místico de Cusco
- Alguns dos Mistérios, Lendas e Teorias Alienígenas
- A criação Inca: mitologia ou verdade?
- Indícios de inteligências extra planetárias
- Plaza de Armas – o antigo pântano da cidade
- Palácio do Inca Viracocha, atual Catedral
- Qoricancha, O Templo do Sol
- O primeiro contato com o divino
- O disco solar que desceu dos céus
- Sacsayhuaman não foi obra dos incas
- Qenqo, o labirinto de culto inca
- As cerimônias de Puka Pukara
- Você pode se interessar:
Embarque conosco neste blog e venha decifrar essas energias ancestrais encontradas por toda a cidade e arredores de Cusco. Conheça o turismo místico praticado na região. É a oportunidade perfeita para vivenciar os Andes, da forma mais espiritual, fascinante e inesquecível. Iremos levar você a uma jornada inusitada pelos locais mais emblemáticos de Cusco, revelando os segredos e a magia que fazem deste destino turístico algo imperdível para os amantes do mistério, do sobrenatural e do inexplicável.
Durante a sua estadia, você será guiado por lugares sagrados em uma viagem rumo ao passado lendário do povo inca. Uma forma de conhecer antigas crenças e tradições andinas que permeiam parte do cotidiano dos cusquenhos. Prepare-se: Não são muitos os lugares da Terra que possuem esse legado. Venha despertar a sua conexão com o sagrado que reside em você!
O Legado místico de Cusco
Cusco foi a antiga capital do Império Inca, uma cidade que, portanto, é um misto de história e espiritualidade. Conhecida por suas impressionantes ruínas arqueológicas e pela sua riqueza cultural, Cusco tem muito mais a oferecer do que suas inacreditáveis constatações de vida extraplanetária, por exemplo. O que dizer de lugares como Sacsayhuaman e o Templo do Sol, o Qoricancha? Como negar o que seus olhos irão comprovar? Sim, Cusco é objeto de pesquisas e investigações há muitos anos. Visitar essa cidade resulta em uma experiência única que te levará a explorar os aspectos espirituais e enigmáticos mais marcantes, onde cada esquina e cada pedra vão te contar uma história de sabedoria ancestral.
Além disso, é uma cidade enigmática. Está construída sobre os antigos restos de uma cidade inca chamada de Qosqo pelos antigos incas. Esta cidade, por sua vez, também teria sido construída sobre outros antigos restos de uma cidade que, segundo os próprios incas afirmaram, já existia quando eles chegaram, há cerca de 400 anos a.C. Imagine você a sensação de caminhar sobre essas terras e conhecer tantas riquezas arqueológicas! A astrologia e a conexão com o cosmos também fazem parte da experiência espiritual em Cusco. Alguns guias espirituais oferecem sessões de interpretação astrológica, ajudando você a compreender como as energias cósmicas influenciam sua vida. Essa prática oferece uma nova perspectiva sobre o seu lugar no universo e a sua conexão com o divino.
Desde os tempos dos Incas, Cusco foi vista como o “umbigo do mundo”, um ponto de conexão entre o céu, a terra e o além. Seus templos, como o Qoricancha, e locais sagrados como Sacsayhuaman, são exemplos vivos da engenharia avançada e do conhecimento espiritual dos incas, que construíram monumentos alinhados com eventos astronômicos e com a energia da natureza.
A cidade, cercada por montanhas que são reverenciadas como deuses, permanece como um centro de culto e práticas espirituais. Lendas e mitos locais, como a história de Viracocha, o deus criador, reforçam a ideia de que Cusco é um portal entre dimensões e um local de grande poder cósmico. O legado místico de Cusco, ainda presente em suas ruas e monumentos, continua a atrair aqueles que buscam compreender os enigmas espirituais que a cidade guarda. Vamos conhecer?
Alguns dos Mistérios, Lendas e Teorias Alienígenas
A criação Inca: mitologia ou verdade?
Cientistas, estudiosos e teóricos, acreditam que a história da criação inca, pode ir além da mitologia. Eles baseiam-se nos relatos que os antepassados incas descreveram sobre uma viagem através de um portal estelar que teria se dado há milhares de anos atrás.
Segundo eles, os filhos do Deus Sol, Viracocha, vieram para a Terra dar origem a civilização inca, através de 3 misteriosas aberturas em uma montanha. Na verdade, as 3 aberturas seriam O Monumento das 3 Janelas localizado em Machu Picchu, palco desse evento miraculoso.
Os irmãos Ayar, filhos do Deus Viracocha, podem ser seres muito reais, que realmente vieram, visitaram os incas, deram-lhes a base de sua ciência, sua
tecnologia e sua língua falada; todos os aspectos de civilização aos povos da América do Sul, utilizando um portal estelar, na encosta de uma montanha, no caso Machu Picchu, para chegar até eles.
O grande Império Inca teria, de fato, sido criado por extraterrestres que viajaram para a Terra através de um portal estelar? Isso explicaria a conexão espiritual entre os deuses, a natureza e os humanos na Cosmovisão Andina?
Ao visitar a cidade, assim como milhares de cientistas e estudiosos, você vai tirar as suas próprias conclusões e quem sabe, até, se tornar mais um estudioso no assunto?! Não tenha dúvida que ainda há muito mistério pela região de Cusco a ser desvendado para toda a humanidade.
Indícios de inteligências extra planetárias
Cusco está encravada em um alto vale fluvial na Cordilheira dos Andes, entre picos que se elevam a mais de 6 mil metros. Esta cidade se torna impressionante pelas evidências que apontam uma possível “contribuição” por parte de uma civilização muito avançada, provavelmente, ao que alguns estudos apontam, extraterrena, que teria vindo à Terra auxiliar o povo inca, desde os seus primórdios.
Há provas incontestáveis que surpreenderam até os conquistadores espanhóis em 1533, que ao chegarem, ficaram perplexos com o que encontraram por toda a parte: Proezas de vestígios arqueológicos inacreditáveis.
E é assim que você já pode ir se preparando: Viajar para Cusco é embarcar rumo ao inexplicável, onde a imaginação ganhará asas e te levará a constatação de provas irrefutáveis de inteligências muito avançadas para a época do Império Inca!
Plaza de Armas – o antigo pântano da cidade
A nossa aventura mística neste lugar emblemático que é Cusco, não pode deixar de incluir a visita à Plaza de Armas, a principal praça da cidade, onde você encontrará uma legião de turistas de todas as partes do mundo, passeando pelos seus floridos e belos jardins. Ao anoitecer, seu chão brilhante e suas luzes, acrescentam um dourado à paisagem. Porém, esse lugar no passado, foi um enorme pântano …
A energia que você sentirá por aqui não mente: Prosperidade e batalhas sangrentas marcam as memórias guardadas nessa Plaza de Armas, que hoje em dia, traz de artefato representativo inca, somente a estátua de Pachacuteq. Imponente e destacada,
parece apontar para o céu, indicando de onde teria se originado a verdadeira história de tudo…
Atualmente, o cenário que você irá encontrar retrata gigantescas igrejas de arquitetura espanhola com seus interiores impregnados de vestígios anteriores à era inca.
Palácio do Inca Viracocha, atual Catedral
Você já se imaginou tendo a chance de visitar os alicerces do antigo Palácio de Hatun Tópac, o Inca Viracocha, transformado, após a conquista espanhola, na atual Catedral. Essa construção levou mais de 100 anos para ser erguida, e nela você poderá admirar pinturas da famosa Escola de Arte Cusquenha, conceituada em toda a América do Sul, assim como obras em pan de oro (pão de ouro) e prata rebuscada. Porém, durante a sua visitação, não se esqueça do que há por baixo dessa construção: As raízes incas continuam vivas e emanando seus indícios! Há muita espiritualidade contida neste local.
Qoricancha, O Templo do Sol
As ruínas do Qoricancha são consideradas uma maravilha da arquitetura inca. O que você vai poder presenciar nesse local é de natureza impressionante: As construções em pedra nos indicam que este era um lugar sagrado, um templo de grande importância na era inca, destinado ao culto do sol e de outros astros. Era todo coberto de folhas de ouro e nos seus amplos salões há evidências de talhados em pedra tão precisos, que provocam a incredulidade nos arqueólogos tradicionais que não conseguem explicar como foram feitos, e engenheiros não tendenciosos afirmem ser obra de uma inteligência oriunda de outros planetas.
Os segredos guardados em cada parede, em cada recinto, e em cada artefato que você vai presenciar no chamado Templo do Sol, são como um jogo de quebra cabeça, onde cada peça possui a sua razão de existir. É através de cada um desses encaixes de dados encontrados lá, que as verdades, acerca dos mistérios que cercam a civilização inca, estão vindo à tona!}
O primeiro contato com o divino
Encontramos uma lenda que nos fala sobre o Imperador Pachacutec. Em meio a uma de suas batalhas, ele teria feito uma de suas retiradas próximo ao famoso Lago Titicaca. Lá, ele teria visto cair do céu um espelho onde apareceu refletida a imagem da divindade criadora, Viracocha lhe dizendo ser seu pai e que a partir de então muitas batalhas seriam vencidas por ele em sua vida, inclusive aquela que estava prestes a começar. Nesse momento, quando o Imperador se levantava para a batalha com seu exército demasiadamente menor, pedras megalíticas ganharam vida, e elevaram-se aos céus, projetando-se contra os inimigos, esmagando e destruindo o povo Chaca.
Será que a história de um Deus levitando pedras maciças é verdadeira? E será que o espelho que caiu do céu pode ser algum tipo de tecnologia alienígena que à partir daí teria feito a ligação direta do divino com o Império Inca?
A cidade de Cusco é o lugar mais indicado para poder compreender um pouco mais sobre o passado lendário dos incas, e um City Tour é a melhor forma de ser apresentado à cidade, ao mesmo tempo que vai possibilitar a sua gradual aclimatação aos 3.399 metros de altitude acima do nível do mar onde a cidade se encontra.
O disco solar que desceu dos céus
Conta a lenda que depois que Viracocha criou o Sol, teria criado também o primeiro homem e a primeira mulher: Manco Capac e Mama Ocla. E que a primeira ordem dada por Viracocha a Manco Capac teria sido a de criar o disco solar, como a manifestação do criador na Terra. Realmente acreditava-se que possuía forças tridimensionais, sobrenaturais, e que este seria o meio de comunicação com o próprio criador. O então Imperador Pachacuteq, teria contado com o respaldo do poder de Viracocha para fundar e comandar o seu vasto império?
O que se sabe é que o Templo de Qoricancha teria sido o lugar escolhido para abrigar o tesouro mais estimado do Império: O disco solar dourado. Ele teria existido desde os primórdios da civilização inca. Os incas descreviam o artefato como sendo feito de um material translúcido, que representava Viracocha, a deidade superior, criadora, e que teria vindo do céu.
Por mais incrível que possa parecer, o disco solar desapareceu de cena, antes mesmo dos conquistadores, guiados por Francisco Pizzaro, chegarem em Cusco e saquearem a cidade, em novembro de 1533. Segundo pesquisas, a preocupação dos incas em manter o disco solar dourado fora do alcance dos espanhóis, reforça a ideia de que realmente possuía um poder de outro mundo. Muitos estudiosos acreditam na tese que se baseia na existência do disco, e que ele estaria “perdido”, em algum lugar da Terra, sendo o lugar mais provável, repousando nas serenas águas do Lago Titicaca.
Sacsayhuaman não foi obra dos incas
O Sítio Arqueológico de Sacsayhuaman é de tirar o fôlego: Quando você se deparar com suas estruturas impressionantes, poderá constatar parte fundamental desse grande mistério: Blocos de pedras gigantes, megalíticos, devidamente encaixados e ordenados por uma vasta área. É inacreditável de se ver!
Há muitos enigmas por detrás da construção de Sacsayhuaman. Como esses maciços, alguns pesando mais de 125 toneladas, teriam sido transportados e encaixados de forma tão simétrica? E que mão de obra teria sido necessária: Um exército de 20 ou 40 mil homens? O que se sabe é que não havia pedreiras próximas, e as existentes, se encontravam há mais de 5 quilômetros de distância, logo, como a civilização inca foi capaz de transportá-las, sem conhecer tecnologias mais avançadas, nem mesmo o uso da roda?
A história nos conta que os próprios incas, ao chegar, afirmaram já terem encontrado as estruturas tal qual permanecem até os dias de hoje. E que, pelos cálculos, elas já deveriam existir, aproximadamente, há uns 500 anos antes de sua chegada…
Quanto mais for comprovada a antiguidade de Sacsayhuaman mais ficará comprovada a impossibilidade de sua construção ter sido obra de seres humanos. Mais uma vez, surgem as teorias baseadas nos antigos incas que fazem referência a seres celestiais que desceram dos céus, há muito tempo atrás, transmitiram seus conhecimentos, e assim, permitiram, sob a tutoria deles, que humanos fossem capazes de tal feito … É possível, então, que Sacsayhuaman tenha sido criada com tecnologia alienígena?
A visita a Sacsayhuaman é algo sublime: Céu, terra e pedras monumentais, se misturam nesse cenário cinematográfico que promete boas horas de entretenimento nesta parte alta da cidade de Cusco. Você não pode perder!
Qenqo, o labirinto de culto inca
Qenqo é um outro sítio arqueológico localizado a 1,5 km de distância. Esse, minha gente, teria sido um centro de culto inca, com sacrifícios e passagens subterrâneas que presenciaram fatos cruéis e aterrorizantes. É de arrepiar!
Localizado em um espaço aberto chamado de anfiteatro no qual pode-se observar formações rochosas interessantes como a pedra do sapo, uma intrigante montanha de pedras onde pode-se ver nitidamente a imagem do animal. Além disso, há labirintos onde o visitante percorre passagens subterrâneas, que conduzem a várias direções. O trajeto segue por túneis que guardam um passado sombrio que ainda guarda suas marcas: Na sala de sacrifícios reside a mesa onde tantas mortes se deram … é aterrorizante! Em seguida, pode-se ver que a própria pedra possui a formação em forma de canaleta por onde o sangue das vítimas escoava. … Você sentirá uma sensação de arrepio só de imaginar o que essas paredes presenciaram!
Cusco e seu fascínio: Guarde suas emoções pois ainda há muito a ser visitado: Imaginem vocês, que a poucos passos dali, seguindo por um breve caminho rodeado de vegetação, e uma incrível vista da cidade de Cusco, você encontrará a Floresta de Q’enqo, um bosque de eucaliptos digno de um conto de fadas!
As cerimônias de Puka Pukara
Puka Pukara, cujo nome significa “fortaleza vermelha“, é outro importante sítio arqueológico que oferece um espaço de conexão com a Pachamama. Esta fortaleza, situada em uma colina, oferece vistas panorâmicas do vale ao redor, sendo um lugar ideal para refletir sobre a história e a espiritualidade andina.
Os visitantes são convidados a participar de cerimônias que homenageiam a mãe terra, que podem incluir rituais de purificação e agradecimento, nos quais os participantes são dispostos em círculo, criando uma conexão entre eles e o habitat natural que os cerca. A energia de Puka Pukara ressoa profundamente, permitindo que os participantes sintam a força da terra que os cerca.
Leave A Reply