Machu Picchu é, sem sombra de dúvida, o lugar mais visitado do Peru, além de ser um dos destinos mais populares do planeta. Temos certeza de que ele já consta no topo da sua lista de lugares mais sonhados para você conhecer o quanto antes, então, neste blog, te explicamos tudo o que você precisa saber para tornar esse sonho realidade!
Além de suas impressionantes ruínas, Machu Picchu emana uma energia e um misticismo único que deixa a todos arrepiados e boquiabertos contemplando a paisagem. A sensação é de estar sendo transportado no tempo, de volta ao passado dos incas, que outrora habitaram cada pedaço que você vai conhecer: uma combinação perfeita entre a fascinante história e as paisagens impressionantes. É isso que Cusco tem a oferecer!
Ansioso para começar a sua aventura? Vamos então às informações essenciais sobre o local, sobre como reservar a sua viagem e como chegar até a cidadela, onde e como você vai se alimentar e os melhores locais para se hospedar no vilarejo, além de dicas indispensáveis e uma lista completa dos itens que não podem faltar para a aventura ser completa!
Siga este guia e aproveite ao máximo a sua visita a Machu Picchu!
- Machu Picchu: A História e o Significado da Atração Mais Emblemática do Peru
- Como Chegar a Machu Picchu
- A Melhor Época do Ano para Visitar Machu Picchu
- Como Comprar o seu Ingresso para Machu Picchu
- Os Melhores Lugares para Visitar em Machu Picchu
- Onde Comer e Dormir em Machu Picchu Pueblo
- Dicas para quem Visita Machu Picchu
- Lista de Equipagem para Machu Picchu
- Lista de Verificação para a sua Aventura em Machu Picchu
- Regras e Normas em Machu Picchu
- Pode te interessar:
Machu Picchu: A História e o Significado da Atração Mais Emblemática do Peru
Machu Picchu é reconhecida como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, além de ser um sítio declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, destacando-se como uma das maiores conquistas arquitetônicas e como sendo o legado tangível mais significativo da civilização inca no Peru.
É impossível não ficar maravilhado com suas vistas majestosas ao imaginar como os incas foram capazes de transportar enormes toneladas de pedras pela encosta de montanhas tão altas e como foram capazes de construir uma cidade tão extraordinária como é Machu Picchu. Aqui, vamos te contar fatos curiosos e informações bem interessantes sobre esse magnífico lugar.

Destaques
- Visite uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo e um Sítio do Patrimônio Mundial da UNESCO.
- Desfrute das impressionantes vistas de Machu Picchu e dos vales e montanhas ao redor.
- Fique por dentro de tudo sobre os incas e admire a incrível estrutura que eles foram capazes de construírem na encosta da montanha.
- Viaje no tempo vislumbrando o passado deste imponente local.
- Faça uma caminhada até Huayna Picchu, Huchuy Picchu ou até a Montanha Machu Picchu para obter uma vista mais inesquecível ainda do local.
Informações Geográficas
Machu Picchu está localizado em Urubamba, na região de Cusco, a uma altitude de 2.430 metros (7.972 pés) acima do nível do mar. Embora não seja tão alto quanto a cidade de Cusco, é recomendável tomar precauções em relação à altitude. Situado na selva alta, está rodeado por bosques de neblina, o que lhe confere uma atmosfera única de encanto e magia.
- Região: Província de Urubamba, Região Cusco, Peru.
- Distância da cidade de Cusco: 75 quilômetros (47 milhas) a noroeste da cidade.
- Altitude: 2.430 metros (7.972 pés) acima do nível do mar.
- Cordilheira: Andes Orientais, especificamente dentro da cordilheira de Vilcabamba.
- Terreno: Encostas montanhosas íngremes, vales profundos e densos bosques de neblina.
- Rios: O rio Urubamba flui pelo vale abaixo de Machu Picchu, esculpindo cânions impressionantes.
- Clima: Clima subtropical de altitude, com uma mistura de influências andinas e amazônicas devido à sua localização no bosque de neblina.
- Temperaturas: Entre 12 e 24°C (50–75°F), com condições úmidas durante todo o ano.
- Biodiversidade: A área faz parte do Santuário Histórico de Machu Picchu, lar de orquídeas, ursos de óculos, condores andinos e uma grande diversidade de aves.
Qual é a previsão do tempo? Consulte como é o clima em Machu Picchu durante cada mês do ano para se preparar para qualquer condição climática.


A História de Machu Picchu
Machu Picchu foi construída com o objetivo de servir ao imperador inca Pachacutec. O local foi escolhido por ser remoto e a salvo de possíveis invasões. Funcionava como uma propriedade real de refúgio, além de centro religioso, cerimonial e administrativo. Seus templos, terraços e avançados sistemas hidráulicos constatam e refletem a impressionante e genial engenharia e arquitetura inca. Após a queda do império, o local foi abandonado e deixado de lado. Passou a ser chamado de a Cidade Perdida dos Incas até ser completamente esquecido. A vegetação tratou de ajudar nesse processo, encobrindo Machu Picchu durante séculos.
Só em 1911, o explorador americano Hiram Bingham trouxe à tona a fantástica cidadela, revelando esse assombro da humanidade. Desde então, arqueólogos, cientistas e estudiosos do mundo todo se dedicam a desvendar os segredos de Machu Picchu, permitindo ao mundo não só admirar a sua beleza, o seu valor histórico e suas construções impressionantes, como buscam descobrir vários dos mistérios ainda sem explicação.
Machu Picchu é um grande enigma a céu aberto, um espetáculo mundial. Há muito ainda a ser revelado, porém a dimensão da cidadela, sua localização remota e a façanha e esforço que o povo inca teve para a locomoção de suas enormes pedras, em uma época que antecede o invento das rodas, a tornam uma obra-prima única.
Em 1983, Machu Picchu foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Anos depois, em 2007, foi reconhecida como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, um título que, sem dúvida, ela merece. Hoje, a “cidade perdida dos incas” continua cativando, cada vez mais, viajantes de todas as partes do mundo, sendo um dos símbolos mais icônicos da engenhosidade e do legado da civilização inca nos dias de hoje.


Como Chegar a Machu Picchu
Existem várias formas de você chegar a Machu Picchu. Cada uma delas representa uma experiência única. Seja você um amante do conforto e da comodidade, ou um apaixonado por aventura. A também aqueles que preferem a combinação desses fatores, por isso nós te apresentamos a seguir as principais opções:
Trekking
Se você é um apaixonado por aventura e paisagens impressionantes, pode chegar a Machu Picchu por meio do trekking. Esta opção permite que você faça uma imersão na natureza deslumbrante e na rica história dos Andes peruanos, explorando lugares do país inacessíveis de carro ou trem. Existem várias rotas disponíveis, dependendo do seu tempo e preferências.
Essas são as opções mais populares:
- Caminho Inca: É a rota de caminhada mais famosa e uma das mais populares do mundo. O percurso atravessa paisagens impressionantes, bosques de neblina e antigos sítios arqueológicos incas, chegando a Machu Picchu pela entrada mais famosa: a Porta do Sol (Inti Punku), logo ao amanhecer! Devido à alta demanda e regulamentações rígidas, as autorizações para essa rota são limitadas e devem ser reservadas com meses de antecedência.
- Trilha Salkantay: Uma alternativa espetacular com maior disponibilidade e paisagens igualmente impressionantes. Você caminhará desde as montanhas nevadas até os limites da selva, testemunhando uma incrível transformação da paisagem. Maravilhe-se com a hipnotizante Lagoa Humantay e com o imponente Apu Salkantay, uma das montanhas mais sagradas dos Andes. Se optar por viajar com a Salkantay Trekking, terá o privilégio exclusivo de se hospedar em nossos acampamentos exclusivos ao longo da rota. Você já viu quais são?!
- Caminhada Lares: Passando por comunidades andinas e águas termais naturais, esta é uma rota menos movimentada, que oferece uma experiência autêntica. Ideal para quem busca uma conexão cultural e paisagens impressionantes sem as temidas multidões.
- Caminho Ancascocha: Uma caminhada desafiadora e remota que atravessa montanhas espetaculares e vales escondidos. Oferece vistas impressionantes dos nevados e uma sensação de exploração única.
As Muitas Rotas para Machu Picchu: Consulte nosso blog para descobrir as melhores trilhas até Machu Picchu.
De Carro
Outra opção que não requer caminhada, mas que leva mais tempo, é optar por viajar para Machu Picchu de carro. Você pode combinar carro e caminhada para uma experiência mais aventureira e econômica, ou juntar com o trem para uma viagem mais confortável.
1. Carro + Caminhada
A viagem começa com um trajeto em transporte coletivo de Cusco até o pequeno povoado de Santa María, um percurso de aproximadamente quatro horas. A partir daí, é necessário mais 30 minutos de carro até Santa Teresa, seguido de outros 30 minutos até Hidroelétrica.
Neste ponto, você tem duas opções:
- Caminhar por três horas ao lado dos trilhos do trem até chegar ao povoado Aguas Calientes.
- Embarcar em um trem, por 30 minutos, que levará diretamente até Aguas Calientes.
O custo total do transporte compartilhado (coletivos) é de aproximadamente 15 USD, enquanto que o bilhete de trem de ida custa 39 USD. Existem duas saídas diárias, uma pela manhã e outra à tarde.
2. Carro + Trem
Partindo de Cusco, você pode pegar um carro até Ollantaytambo e então embarcar no trem para o povoado de Aguas Calientes. A partir deste povoado, saem vários trens, o que facilita a obtenção de bilhetes. Além disso, ele está muito próximo de Machu Picchu, portanto a viagem de trem não vai durar mais de 1 hora e 45 minutos.
Ollantaytambo é considerado o último povoado inca vivente, um local interessantíssimo, além disso possui valiosos sítios arqueológicos que você poderá visitar antes de seguir viagem para Aguas Calientes que fica bem “aos pés” de Machu Picchu, com vários entretenimentos também para você.
Caso você opte por uma viagem sem complicações, consulte nosso guia completo sobre a rota mais fácil para sua chegada a Machu Picchu. Ele contém informações relevantes!.


De Trem
Se caminhar muito não for o seu forte, você pode escolher por uma das formas mais fáceis de chegar a cidade perdida dos incas: o trem para Machu Picchu!
O trem é uma das melhores opções caso você disponha de pouco tempo ou caso prefira evitar longas caminhadas. Além de ser uma atração a mais, extraordinária e divertida, atravessando paisagens andinas de tirar o fôlego, o trem vai permitir que você chegue com a energia e o entusiasmo necessários para poder explorar cada parte da sua aventura!
A estação de trem mais próxima de Machu Picchu fica localizada no povoado de Aguas Calientes, o pequeno vilarejo situado aos pés da cidadela. Existem várias formas de se chegar até lá, dependendo de onde você inicia a sua viagem. Atualmente, a rota é operada por duas companhias ferroviárias autorizadas: Inca Rail e Peru Rail. Ambas oferecem diferentes opções, desde serviços básicos até experiências de luxo. Durante o trajeto, você poderá admirar o início da selva cusquenha e se sentir completamente rodeado por uma vegetação exuberante. Vale demais a experiência!
Se você partir de Cusco, a melhor opção é embarcar na estação de San Pedro ou Poroy. No entanto, como há poucos horários disponíveis, muitos viajantes optam por ir de transporte terrestre até Ollantaytambo, onde há mais opções de partidas para Aguas Calientes. Existem diversas opções de trens, desde serviços básicos até experiências de luxo. Por isso, os preços também podem variar, embora o valor inicial esteja em torno de 55 USD.
Subir até Machu Picchu: Para chegar ao sítio arqueológico, você pode optar por uma caminhada de aproximadamente 1,5 – 2 horas ou pegar um ônibus que o levará até a entrada. O mesmo se aplica para o retorno.


A Melhor Época do Ano para Visitar Machu Picchu
O sítio arqueológico de Machu Picchu permanece aberto durante o ano todo e, seja qual for a data escolhida para a sua visita, garantimos que será impactante. No entanto, recomendamos os meses de maio ou setembro pelo clima ser mais agradável e pela cidade receber menos volume de turistas nesta época do ano.
A seguir, um resumo do que esperar, em cada época do ano, nesta Maravilha do Mundo:
- Fevereiro: É o mês mais chuvoso do ano e o Caminho Inca fica fechado para manutenção, logo, tenha isso em mente se planeja fazê-lo. No entanto, as chuvas não são contínuas e costumam durar apenas uma ou duas horas. Então, não deixe de aproveitar Machu Picchu e tirar vantagem das ofertas desta temporada baixa!
- Março – Maio: Nesses meses a temporada de chuvas está chegando ao fim e o clima é, em geral, agradável. É um bom momento para visitar Machu Picchu com menos aglomerações.
- Junho – Agosto: São os meses mais movimentados do ano. Junho é o aniversário de Cusco, então espere grandes multidões. O clima é seco, mas as noites podem ser bastante frias. É uma época ideal para fazer trekking até Machu Picchu!
- Setembro – Outubro: Esse mês é similar a maio, com menos turistas e clima agradável. No entanto, no final de outubro podem começar algumas chuvas.
- Novembro – Fevereiro: Embora seja verão no Peru, também é temporada de chuvas, então você pode experimentar desde uma garoa até uma forte pancada chuva a qualquer momento. É a época mais tranquila em termos de turismo, exceto no Natal e Ano Novo, quando há um aumento de visitantes por algumas semanas.
Embora nós te recomendamos a viajar na estação seca, a melhor época para visitar Machu Picchu, sem dúvida, vai depender das suas preferências pessoais.
- Para optar por um clima seco e menos turistas: Abril, maio, setembro ou outubro.
- Para optar por uma vegetação exuberante e paisagens vibrantes: Dezembro e janeiro
- Para optar por menos multidões e chuvas leves: Março ou novembro.
Quando Deveria Ir a Machu Picchu: Leia nosso blog para um guia completo sobre a melhor temporada para visitar Machu Picchu.
Como Comprar o seu Ingresso para Machu Picchu
Os ingressos para Machu Picchu devem ser adquiridos com antecedência, pois não podem ser comprados na entrada do sítio. Você pode adquiri-los de três maneiras: online, pessoalmente no Peru, ou através de uma agência ou operadora de turismo.
É importante ressaltar que, independentemente da forma como você adquirir o seu ingresso, será necessário o número do seu passaporte ou de sua carteira de identidade (no caso de brasileiros). A seguir, cada opção em detalhes:
Online
Para comprar ingressos online, siga estes passos:
- Visite o site do Ministério da Cultura. Se não estiver em inglês, você pode alterar o idioma no canto superior esquerdo.
- Selecione a data em que deseja visitar Machu Picchu, juntamente com a quantidade e o tipo de ingressos que você necessita. Certifique-se de escolher o número correto de adultos (maiores de 18 anos) e crianças.
- Escolha a opção de ingresso. Você pode optar por visitar apenas a cidadela principal do complexo ou adicionar uma caminhada às montanhas Huayna Picchu ou Machu Picchu. As entradas com essas caminhadas têm um custo adicional, e as autorizações para Huayna Picchu costumam se esgotar com antecedência.
- Insira todos os seus dados. Eles devem coincidir exatamente com as que constam no seu passaporte. Se houver algum erro, você não será autorizado a entrar em Machu Picchu. Você também precisará de um e-mail válido para receber o recibo, para a escolha do método de pagamento e para preencher os detalhes do mesmo.
Após completar todos os dados, você receberá um e-mail contendo todos os detalhes e um número de reserva especial. Volte ao site e clique no botão “check-in”. Ali você deverá inserir o seu número de reserva e, após, poderá salvar e imprimir seus ingressos.
Recomendamos a impressão de duas cópias, para caso necessário.
Pessoalmente
Se você preferir adquirir seus ingressos ao chegar em Cusco, pode se dirigir ao Ministério da Cultura. Não se esqueça de levar o seu passaporte (ou carteira de identidade no caso de brasileiro) além de dinheiro ou cartão para o pagamento.
- Localização: Casa Garcilaso, Calle Garcilaso.
- Horário: Segunda a sábado, das 7h às 20h.
Você também pode comprá-los em Aguas Calientes, no Centro Cultural Machu Picchu, onde é aceito somente em dinheiro. Por isso recomendamos que retire o dinheiro em Cusco, antes da partida, já que os caixas eletrônicos do povoado de Aguas Calientes têm taxas mais altas.
- Localização: Escritório da Direção Regional de Cultura em Aguas Calientes.
- Horário: Segunda a domingo, das 5h às 22h.
Com uma Agência de Turismo
Esta é a melhor opção se você busca uma experiência sem preocupações, com toda a logística resolvida: uma operadora de turismo peruana soluciona a compra dos ingressos para você! Muitas agências oferecem pacotes completos que incluem tudo, desde as caminhadas e os bilhetes do trem até a hospedagem. Na Salkantay Trekking, oferecemos diversos tours para Machu Picchu, seja qual for a sua preferência: uma viagem relaxante com passeios de trem panorâmico e acomodações confortáveis, ou uma aventura de trekking imersiva mais dinâmica pelos Andes? Você é quem decide!
Nós cuidaremos de cada detalhe para garantir uma experiência inesquecível!

Os Melhores Lugares para Visitar em Machu Picchu
Machu Picchu foi um lugar de grande relevância para os incas, e é lá dentro da cidadela que você vai poder encontrar os diversos espaços que desempenharam esse papel fundamental na época incaica. Hoje em dia, esses locais nos permitem uma melhor compreensão da cultura inca, sua religião e seu cotidiano.
Descubra lugares imperdíveis existentes dentro do complexo de Machu Picchu. Listamos a seguir aqueles que você não pode deixar de conhecer durante a sua visita!
- Templo do Sol: Um importante sítio religioso dedicado a Inti, o deus do sol, que apresenta um refinado trabalho em pedra e um alinhamento preciso com os solstícios.
- Tumba Real: Uma caverna sob o Templo do Sol, que acredita-se ter sido um local de enterro para a nobreza inca. Sua intrincada alvenaria e nichos cerimoniais indicam todo o seu significado espiritual.
- Pedra Intihuatana: Uma pedra sagrada inca que acredita-se ter sido usada como relógio solar e sítio ritualístico, alinhando-se perfeitamente com os movimentos do sol.
- Templo Principal: Uma grande estrutura com três muros e uma arquitetura impressionante, que acredita-se ter sido um importante local usado para cerimônias religiosas e oferendas aos deuses.
- Praça Central: Um amplo espaço aberto no coração de Machu Picchu, utilizado para reuniões, cerimônias e atividades diárias.
- Templo do Condor: Uma pedra esculpida no formato de um condor, simbolizando o vínculo entre os mundos terreno e espiritual na mitologia inca.
- A Rocha Sagrada: Uma enorme rocha que remete aos picos montanhosos circundantes. Provavelmente, foi usada para rituais e cerimônias espirituais, reforçando a profunda conexão dos incas com a natureza.
- Montanhas Huayna Picchu, Huchuy Picchu e Machu Picchu: Aventure-se subindo e desfrute de vistas impressionantes de toda a cidadela e da paisagem andina! É necessário um ingresso a parte que deve ser adquirido com antecedência.
- A Porta do Sol (Inti Punku): Oferece uma vista espetacular da cidadela e das montanhas ao redor. É a entrada principal para os participantes do Caminho Inca. Leva entre 3 e 4 horas entre subir e descer.
Outros pontos de interesse incluem:
- Ponte Inca.
- Cabana do Guardião.
- Pedra Funerária.
- Fontes.
- Templo das Três Janelas.
- Casa do Sumo Sacerdote.
- Casa dos Adornos.
- Seção de Morteros/Industrial.
- O Grupo da Prisão.
- Terraças Incas.


Circuitos dentro de Machu Picchu
A cidadela de Machu Picchu está dividida em duas seções: a parte superior e a parte inferior.
A parte superior oferece uma vista panorâmica impressionante de Machu Picchu e das montanhas ao redor. Do terraço superior, você pode tirar a clássica foto com a cidade inca ao fundo, admirando sua arquitetura e a paisagem única ao redor.
A parte inferior inclui templos, praças e fontes de água, permitindo explorar de perto a arquitetura inca e apreciar seus detalhes únicos. É ideal para entender a engenharia da época e o uso cerimonial da cidade.
Machu Picchu pode ser explorada através de três circuitos, divididos em um total de dez rotas. Alguns abrangem apenas a parte superior ou inferior, enquanto outros combinam ambas e até incluem locais adicionais na visita.
- Circuito 1 – Panorâmico: Este circuito inclui o terraço superior com a Cabana do Guardião, de onde se obtém uma vista espetacular do monumento. Suas rotas incluem Inti Punku (Porta do Sol), a montanha Machu Picchu ou a Ponte Inca.
- Rotas:
- Rota 1-A: Rota da Montanha Machu Picchu.
- Rota 1-B: Rota do Terraço Superior.
- Rota 1-C: Rota da Porta Inti Punku (disponível apenas na alta temporada).
- Rota 1-D: Rota da Ponte Inca (disponível apenas na alta temporada).
- Rotas:
- Circuito 2 – Clássico: Este circuito inclui a clássica foto de Machu Picchu a partir do terraço inferior, além de um itinerário pelo setor urbano para visitar os principais templos e estruturas.
- Rotas:
- Rota 2-A: Rota Clássica Planejada.
- Rota 2-B: Rota do Terraço Inferior.
- Rotas:
- Circuito 3 – Realeza: Este circuito percorre os espaços mais sagrados e emblemáticos da realeza inca, com a opção de subir a montanha Huayna Picchu ou Huchuy Picchu e explorar a Grande Caverna.
- Rotas:
- Rota 3-A: Rota da Montanha Huayna Picchu.
- Rota 3-B: Rota Planejada da Realeza.
- Rota 3-C: Rota da Grande Caverna (disponível na alta temporada).
- Rota 3-D: Rota de Huchuy Picchu (disponível na alta temporada).
- Rotas:
Dependendo dos lugares que deseja visitar, você pode escolher o circuito que melhor se adapta à sua experiência.
Descubra Mais: Convidamos você a assistir ao nosso vídeo no YouTube e a ler nosso blog sobre ingressos para Machu Picchu, onde explicamos cada opção em detalhes.
Onde Comer e Dormir em Machu Picchu Pueblo
Não há nada melhor do que uma boa refeição e um lugar acolhedor para relaxar, principalmente durante uma viagem. Se você estiver se preparando para visitar Machu Picchu, podendo descansar após um dia épico percorrendo cada canto da cidadela, saiba que poderá encontrar em Aguas Calientes, o povoado localizado aos pés da cidade perdida dos incas, também conhecido como Machu Picchu Pueblo. Tem opções para todos!
Acomodações em Machu Picchu
Aguas Calientes, a vila mais próxima de Machu Picchu, oferece uma quantidade surpreendente de acomodações para um lugarejo tão pequeno, embora receba muitos turistas de passagem. Você encontrará desde hostels econômicos com banheiros compartilhados até luxuosos hotéis 5 estrelas. Vamos encontrar o lugar perfeito para você se hospedar antes de explorar a antiga cidadela inca?
Aqui estão nossas principais recomendações de hotéis e hostels em Aguas Calientes:
- Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel.
- Sanctuary Lodge, Machu Picchu.
- Andean Terra.
- Hotel Hanaq Pacha.
- Andina Luxury.
- Waman Hotel.
- Inti Punku – Machu Picchu.
- La Cabaña Boutique.
Restaurantes em Machu Picchu
Há muitos restaurantes para comer e beber em Aguas Calientes. Você vai notar que muitos oferecem opções semelhantes, mas aqui estão alguns dos nossos favoritos, com uma grande variedade de pratos a sua escolha:
- Indio Feliz: Este restaurante oferece uma fusão franco-peruana com uma decoração única. Não recomendado para quem busca opções econômicas.
- Mapacho Craft Beer & Peruvian Cuisine: Se você é fã de cerveja artesanal e boa comida, este é o lugar ideal. O cardápio é principalmente baseado na cozinha peruana.
- Incontri del Pueblo Viejo: Uma boa comida italiana agrada a todos os paladares nas férias, e este é o melhor lugar para saboreá-la em Aguas Calientes.
- The Tree House: Este restaurante existe há bastante tempo e é muito procurado pelos visitantes da cidade. Eles servem comida peruana e internacional.
- Café Inkaterra: Um dos hotéis mais luxuosos da cidade, que oferece uma experiência gastronômica fantástica.
- La Boulangerie de Paris: Pelo nome, provavelmente você já deve ter adivinhado que este lugar é francês, e você não se enganou. Aqui você pode desfrutar de um delicioso café acompanhado de um bom bolo ou sanduíche.
- Full House Peruvian Cuisine: Este lugar oferece uma excelente comida de fusão peruana e o charme de ser servido em um balcão ao som do rio que corre abaixo.
- Chullpi Machu Picchu Restaurante: Aqui você encontrará um ambiente rústico-chique e poderá provar versões gourmet de pratos clássicos peruanos. Também oferece um menu de degustação.
- Qunuq Restaurant: Este restaurante faz parte do Sumaq Hotel e é um dos locais mais exclusivos para se comer na cidade. Outra excelente opção para saborear deliciosos pratos de fusão peruana.
- Toto’s House: Este local também está em funcionamento há muito tempo e oferece almoços tipo buffet para grandes grupos a um preço razoável. À noite, torna-se mais intimista e você pode pedir alguns pratos tradicionais peruanos para experimentar.
O que fazer em Aguas Calientes
Aguas Calientes, por ser uma localidade pequena, recebe o nome de povoado, tendo Machu Picchu como principal atrativo. No entanto, há algumas atividades para manter os visitantes ocupados durante os dias que você escolher passar aqui.
- Visite os Banhos Termais: O nome “Aguas Calientes” certamente te remete às águas termais e não é à toa! Não deixe de incluir uma visita relaxante nos banhos termais! Caso seu horário permita, procure ir cedo, pois à tarde as piscinas tendem a ficar mais cheias com os visitantes que chegam vindos dos trekkings.
- Adquira souvenirs: Como em muitos lugares do Peru, Aguas Calientes tem uma boa quantidade de lojas de souvenirs. Caso você ainda não tenha tido a oportunidade de adquirir em outro lugar, aqui você pode encontrar algumas peças interessantes. No entanto, os preços tendem a ser mais altos do que em outras partes do país.
- Visite o Museu de Machu Picchu: Aprenda sobre a história, arqueologia e descobertas de Machu Picchu no Museu Manuel Chávez Ballón. O museu exibe uma coleção fascinante de ferramentas, cerâmicas e têxteis encontrados em Machu Picchu. Além disso, na entrada para o museu, você pode acessar um encantador jardim botânico.
- Explore a Casa das Borboletas: Descubra mais de 300 espécies de borboletas nativas da região e aprenda sobre os esforços locais de conservação. Localizado a apenas 25 minutos a pé de Aguas Calientes, este lugar permite que você conheça o fascinante ciclo de vida dessas criaturas e sua importância no ecossistema.
- Descubra as Cataratas de Mandor: Desfrute de uma caminhada cênica entre exuberantes jardins e cachoeiras, um refúgio tranquilo afastado das multidões. Para chegar aos Jardins de Mandor, um oásis ecológico com orquídeas, samambaias e begônias, é preciso caminhar por uma hora ao longo da via do trem. No final da trilha, você encontrará a espetacular Catarata de Mandor.
- Prove a Gastronomia Local: Delicie-se com pratos tradicionais peruanos, como o lomo saltado e a truta fresca, em um dos restaurantes da cidade, ou embarque na cultura regional do seu mercado local. Também há muitos bares onde você poderá degustar o famoso pisco sour, a bebida mais tradicional do Peru.


Dicas para quem Visita Machu Picchu
Para aproveitar ao máximo sua viagem, considere estas dicas! Serão de extrema valia! Quanto mais forem seguidas mais chances de êxito terá a sua visita!
- Passe a noite na cidade: Se tiver tempo, um pernoite em Aguas Calientes faz toda a diferença. Você poderá visitar Machu Picchu de forma mais relaxada e aproveitar as águas termais, algo que não é possível de fazer em um tour de um dia.
- Tenha paciência: Machu Picchu é uma maravilha mundial que recebe muitos visitantes diariamente, principalmente na temporada alta. Portanto, encontrar lugares apinhados é comum. Prepare seus ânimos para aguardar na fila das fotos nos pontos mais populares da visita e lembre-se: A vista vale a pena!
- Vá ao banheiro antes de entrar no complexo: Dentro do sítio arqueológico, não há banheiros nem tão pouco é permitido sair e retornar. Portanto, além de ir ao banheiro antes de adentrar a cidadela, lembre-se de levar dinheiro: o uso do banheiro é pago.
- Faça uma mala leve: Não são permitidas bagagens maiores que 40 x 35 x 20 cm (16 x 14 x 8 polegadas) dentro de Machu Picchu. E mesmo assim elas devem ser deixadas nos guarda volumes localizados na entrada. Leve apenas o essencial: uma garrafa de água reutilizável, seu celular ou câmera e uma capa de chuva ou poncho.
- Prepare-se para os mosquitos: Eles não são perigosos, mas suas picadas podem ser muito incômodas. Certifique-se de levar repelente e use camisas de manga longa e calças finas.
- Adquira seus ingressos com antecedência: Não apenas para o sítio arqueológico, mas também para as montanhas Huayna Picchu e Machu Picchu. Não é possível comprá-los na entrada do local, e você deve reservá-los com meses de antecedência, pois esgotam-se rapidamente.
- Aclimate-se à altitude: Cusco está há 3.399 metros a mais que o nível do mar, então, vá com calma, mantenha-se hidratado e considere tomar medicamentos para o mal de altitude, caso necessário. Machu Picchu não está na mesma altitude da cidade de Cusco, mesmo assim é melhor estar prevenido.
- Visite pela manhã: Chegue o mais cedo possível a cidadela para evitar as multidões que só aumentam com o passar das horas, desfrute do amanhecer, é espetacular.
Um toque extra de magia! Você pode carimbar seu passaporte, se desejar. No ponto de entrada, há um carimbo de Machu Picchu contendo a data, para que você possa guardar uma lembrança inesquecível de sua viagem. Além disso, a entrada sem passaporte não é permitida, sendo somente para brasileiros com a carteira de identidade!
Lista de Equipagem para Machu Picchu
Faça as malas de forma sensata e aproveite ao máximo a sua aventura! Aqui listamos tudo o que você precisa para sentir-se confortável.
- Camisa de manga longa e calças para proteção contra insetos.
- Suéter leve para vestir e tirar quando sentir calor ou frio.
- Jaqueta impermeável ou poncho leve, caso chova.
- Botas de caminhada ou sapatos resistentes à água e com boa tração.
- Chapéu para o sol (de preferência com abas), óculos de sol e protetor solar (fator alto).
- Mochila pequena.
- Garrafa reutilizável de água, pois plásticos não são permitidos.
- Câmera de boa qualidade ou celular com boa câmera.
- Passaporte e ingresso, pois você não pode entrar sem eles. (Caso seja brasileiro poderá entrar com a carteira de identidade mais o ingresso).
A Lista Definitiva de Equipamentos: Confira a lista de equipamentos sob medida para o trekking no Peru contendo os itens mais importantes para a sua visita.

Lista de Verificação para a sua Aventura em Machu Picchu
Além da lista de equipamentos, preparamos uma lista de verificação para ajudá-lo a planejar a sua viagem da maneira mais eficiente possível. Assim, não haverá surpresas no caminho e você garantirá ter tudo o que precisa.
- Decida a estação que você vai visitar Machu Picchu.
- Entre em contato com uma agência, operadora de turismo ou consulte as opções por conta própria no site oficial do Ministério da Cultura.
- Decida qual ingresso para Machu Picchu deseja adquirir. Você pode visitar apenas o sítio arqueológico principal ou adicionar uma caminhada extra até Huayna Picchu ou até a Montanha Machu Picchu para uma aventura adicional.
- Adquira seu ingresso para Machu Picchu.
- Planeje como você quer chegar até Machu Picchu (de carro, trem, caminhada).
- Opte por uma das duas empresas de trem existentes para ir e voltar.
- Adquira o seu bilhete de trem (se aplicável).
- Pense se você quer subir e descer a pé para Machu Picchu ou se prefere embarcar no ônibus de Aguas Calientes.
- Adquira seu bilhete de ônibus (se aplicável).
- Decida o tempo de duração da sua visita.
- Escolha uma acomodação caso opte pelo pernoite.
Regras e Normas em Machu Picchu
Machu Picchu é um santuário, além de ter sido declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, portanto existem regras específicas para garantir sua preservação e proteger a segurança dos visitantes.
- Para entrar, você deve mostrar seu ingresso e passaporte original/carteira de identidade para brasileiros.
- Cada grupo deve ter no máximo 16 participantes.
- Não se deve sair dos caminhos pré estabelecidos para cada visitante.
- Não se deve alimentar animais selvagens dentro do sítio arqueológico.
- Não é permitido fazer barulho, como gritar, assobiar ou aplaudir.
- Não se deve jogar lixo de nenhum tipo no chão.
- Você deve levar de volta tudo o que trouxe.
- Não é permitido apoiar-se nas paredes, edifícios ou estruturas.
- Não é permitido fumar nem usar cigarros eletrônicos.
- O uso de drones não é permitido no local.
- Não se deve participar de atos obscenos dentro do sítio arqueológico.
- Não se deve pular, fazer acrobacias ou realizar atos que alterem a natureza do santuário.


Itens não permitidos dentro do santuário de Machu Picchu:
- Armas de fogo.
- Ferramentas para caçar, pescar, facões, canivetes, etc.
- Armadilhas para capturar animais.
- Combustíveis fósseis.
- Estimulantes e drogas.
- Equipamentos de som ou outros geradores de ruído.
- Animais domésticos e espécies exóticas.
- Pás, picaretas ou outras ferramentas.
- Bastões de madeira de espécies nativas.
- Tripés, suportes ou extensões para câmeras ou celulares (como o ‘selfie stick’).
- Mochilas ou bolsas que pesem mais de 5 kg.
- Alimentos ou bagagens.
- Aerosóis ou tintas.
- Instrumentos musicais, megafones ou alto-falantes.
- Sapatos com salto de sola dura.
- Carrinhos de bebê.
- Bandeiras, fotos e/ou cartazes.
- Roupas destinadas a fins publicitários.
- Bastões de caminhada com ponta metálica (idosos podem levar bastões com ponta de borracha caso necessário).
Embora a contratação de um guia não seja obrigatória, é recomendada para ajudar a seguir as regras e para a sua total compreensão e aproveitamento de fatos curiosos e históricos acerca do lugar.
Penalidades por não seguir as regras: Se você for flagrado desrespeitando alguma das regras em Machu Picchu, será removido do local imediatamente, sem possibilidade de reembolso ou reentrada.
Visitar Machu Picchu é uma experiência única que merece ser desfrutada em toda a sua grandeza. Com a preparação adequada, você poderá explorar essa antiga maravilha com facilidade, contemplar vistas impressionantes e se aprofundar em sua rica história e em todos os segredos que a cidade perdida dos incas abriga. Seja fazendo trilha, turismo ou simplesmente absorvendo a magia dos Andes, Machu Picchu certamente deixará lembranças inesquecíveis.
Prepare-se para a aventura da sua vida. Nos vemos no topo!
Pode te interessar:
- Entradas para Machu Picchu: Tudo o que você precisa saber!
- Montanhas de Machu Picchu: Huayna Picchu, Huchuy Picchu e Montanha Machu Picchu
- A Pedra de Intihuatana em Machu Picchu
- Montanha Machu Picchu: Guia Completo
- Montanha Huchuy Picchu: Guia Completo
- Montanha Huayna Picchu: Tudo o que você precisa saber
- As 7 Melhores Caminhadas para Machu Picchu
- Machu Picchu: A rota mais fácil
- Aguas Calientes: Guia de Machu Picchu Pueblo
Leave A Reply