Existe maior satisfação do que conseguir finalizar uma rota de trekking? Caminhar por longas horas, apreciando a vista das mais belas paisagens e sabendo que a cada passo dado, você está mais próximo, do tão almejado destino: essa, sem dúvida, é uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Não apenas porque proporciona um “colírio” para os olhos, mas também por oferecer inúmeros benefícios para a saúde, tanto físicos quanto mentais. Sem contar o prazer de superar a si mesmo, suplantando obstáculos, vencendo cada desafio encontrado pelo caminho.
No Peru, há uma ampla variedade de trilhas impressionantes à sua disposição, acompanhadas por paisagens maravilhosas, sendo cenários ideais para os amantes do trekking e da aventura. Entre elas, as mais emblemáticas e desejadas são aquelas que levam à nossa venerada Maravilha do Mundo, Machu Picchu. Este local tem sido reconhecido, ao longo de vários anos, nos prestigiados prêmios “World Travel Awards” como a “Melhor Atração Turística do Mundo”. Além disso, foi reconhecido pela UNESCO como o “Santuário Histórico de Machu Picchu“.
O que é Trekking?
O trekking é uma atividade esportiva que satisfaz o desejo humano de explorar o meio natural a pé, durante vários dias, para alcançar um destino, após superar um desafio físico. Esta emocionante atividade é praticada ao ar livre e oferece inúmeros benefícios a nível físico. Sendo um excelente exercício cardiovascular e de fortalecimento muscular, contribui para a melhora da resistência, da força e da flexibilidade. Além dos seus benefícios físicos, o trekking também tem um impacto positivo a nível emocional, pois reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, ao mesmo tempo em que aumenta a sensação geral de bem-estar.
Hoje em dia, o trekking não é apenas considerado um esporte de aventura, mas também uma importante tendência no turismo contemporâneo. Conseguiu captar a atenção e o interesse da comunidade, em parte devido à popularidade adquirida através das redes sociais.
Em resumo, o trekking se apresenta como uma fusão de esporte, uma conexão com a natureza, a melhor forma de promoção da saúde e uma experiência turística única.
Por que fazer Trekking em Cusco?
Cusco é o destino ideal para o trekking, pois tem como principal cenário uma das Maravilhas do Mundo, Machu Picchu. Além disso, por estar localizada em uma região montanhosa, oferece uma infinidade de paisagens paradisíacas para explorar. Aqui você encontra uma variedade de áreas, que vão desde as altas montanhas andinas até a selva alta, permitindo apreciar diferentes paisagens em curtas distâncias, tornando-se um destino bastante diversificado.
Por outro lado, a cidade inca oferece várias opções para cada tipo de viajante, seja caminhadas de um dia em locais com altitude e inclinações, ou simples caminhadas em grupo. Independentemente da opção que você escolher, o importante é que Cusco sempre proporcionará Aventura.
Caminhos mais procurados em Cusco
Salkantay Trekking
Essa caminhada, que leva até Machu Picchu, é a alternativa preferida de milhares de pessoas, considerada uma das melhores caminhadas do mundo pela National Geographic. Este renomado percurso oferece paisagens maravilhosas, algumas das mais impressionantes que você poderá apreciar em sua vida. Durante o trajeto até Salkantay, você desfrutará de uma notável diversidade, descendo dos cumes nevados das montanhas até chegar à quente e exuberante “ceja de selva”( termo que se refere a um tipo de floresta densa, nubosa e chuvosa que se encontra na região oriental dos Andes peruanos).
Explorar paisagens deslumbrantes e descobrir uma ampla variedade de flora e fauna é uma experiência extremamente gratificante, proporcionando momentos inesquecíveis ao viajante.
Dificuldade e Duração
A trilha para Salkantay é classificada como de dificuldade moderada a desafiadora, com o primeiro dia sendo relativamente desafiador, especialmente à tarde, durante a caminhada até a Lagoa Humantay. O segundo dia é o mais exigente, pois atravessa-se o Passo Salkantay, atingindo uma altitude de 4.600 metros acima do nível do mar. Esse trecho de 3 horas é particularmente difícil devido à inclinação e à grande altitude. O terceiro e quarto dias envolvem descidas, e cobrem uma distância maior, mas são muito mais administráveis.
Existem duas variações comuns para chegar ao destino: a versão curta, que compreende quatro dias de trilha, e a clássica, com cinco dias. Esta última, ao apresentar um dia extra, cobre uma distância maior, embora com menos tempo de caminhada por dia. Vale ressaltar que a maioria dos visitantes considera qualquer percurso em Cusco relativamente desafiador devido à grande altitude da região.
Há também diversas opções para chegar a Salkantay: a Trilha Salkantay + Caminho Inca de 6 e 7 dias, a Trilha Privada e a Trilha de Lua de Mel, sendo estas duas últimas com duração de 5 dias.
Em média, as trilhas tem a duração aproximada de 7 horas diárias, embora o segundo dia seja notavelmente mais longo e desafiador. Para conhecer os tempos exatos de caminhada por dia, convidamos você a consultar nossos itinerários. A seguir, oferecemos uma breve descrição geral da distância percorrida por dia na Trilha Clássica de Salkantay:
- Dia 1 – 10 km / 6,21 milhas
- Dia 2 – 22 km / 13,67 milhas
- Dia 3 – 18 km / 11,18 milhas
- Dia 4 – 25 km / 15,53 milhas
- Dia 5 – Não há uma distância exata, pois você vai percorrer Machu Picchu em seu próprio ritmo.
Caminho Inca
Definitivamente, é o percurso mais famoso do Peru e, sem dúvida, um dos mais reconhecidos a nível mundial. Sua grande popularidade se deve ao fato de conduzir a uma das Maravilhas do Mundo, Machu Picchu, onde os caminhos foram construídos pelos incas há centenas de anos. No trajeto até a imponente montanha, você não apenas se encantará com uma grande variedade de paisagens impressionantes, altas montanhas, picos nevados e florestas cheias de flora e fauna, mas também terá a oportunidade de conhecer inúmeros sítios arqueológicos ao longo do caminho.
Cada sítio revela uma história única, desde a majestosa montanha de Machu Picchu até territórios estrategicamente localizados como Sayacmarca e a espiritualidade de Wiñay Wayna. Cada um dos locais que você descobrir ao longo do caminho, vai te levar a um passado cheio de mistério e admiração.
Dificuldade e Duração
O Caminho Inca é conhecido por ser um percurso geralmente difícil, já que envolve trilhar em grandes altitudes e enfrentar subidas desafiadoras em alguns trechos. Apesar disso, há dias menos exaustivos, por isso é considerado de dificuldade moderada.
Para chegar a Machu Picchu, existem dois caminhos populares: o caminho curto, com duração estimada de 2 dias, e o caminho clássico, que conta com 2 dias adicionais, somando um total de 4 dias. Além disso, há diversas variações para alcançar essa imponente montanha, como o Caminho Inca Privado de 4 dias e a rota através de Salkantay, que oferece opções de 6 e 7 dias.
Em média, cada dia inclui cerca de 7 horas de caminhada ao longo do Caminho Inca Clássico. A seguir, mostramos um resumo da distância percorrida por dia:
- Dia 1 – 14 km / 8,7 milhas
- Dia 2 – 16 km / 9,94 milhas
- Dia 3 – 9 km / 5,59 milhas
- Dia 4 – 5 km / 3,11 milhas
Se você deseja conhecer mais detalhes do percurso médio por dia do Caminho Inca Curto, clique aqui.
Outros Caminhos em Cusco
Apresentamos anteriormente nossas rotas mais procuradas em Cusco, que são as que culminam na majestosa montanha Machu Picchu, porém, saiba que na Salkantay Trekking também temos várias outras rotas alternativas, repletas de paisagens impressionantes, como a Trilha Ausangate e a Trilha Choquequirao. Recomendamos que você pesquise sobre as diferentes rotas de trekking que oferecemos visitando o nosso site, assim como acompanhando através de nossos próximos blogs. Lá, vamos disponibilizar mais informações sobre as rotas mencionadas. Dessa forma, você poderá escolher a sua favorita para o próximo trekking!
Leave A Reply
[…] Seguindo a Sabedoria dos Cumes: Rotas de Trekking em Cusco – Parte 1 […]