Bem vindo ao Peru e a emocionante aventura que aguarda por você, em Cusco: a entrada para a Maravilha do Mundo Moderno, Machu Picchu! Com certeza, a ansiedade toma conta de você enquanto começa seus preparativos para visitar a cidadela inca, porém, você sabia que dentro deste magnífico sítio e de suas surpreendentes ruínas, existem três trilhas à mais, capazes de lhe oferecer uma vista ainda mais espetacular e profunda, que lhe dará ainda mais a dimensão de toda a sua vasta extensão?
Machu Picchu vai muito mais além de ser um simples conjunto de estruturas antigas; é uma janela para o passado, cheio de magia e mistério, que lhe transporta à magnificência da civilização inca. Sem dúvida, para aqueles que buscam uma experiência além do convencional, a cidadela oferece muito mais: A Montanha Machu Picchu (que é o enfoque principal deste blog), a Montanha Huayna Picchu, e a Montanha Huchuy Picchu. Antes de embarcar nesta emocionante exploração, permita-se refletir um momento, sobre a magnitude do que estás prestes a descobrir.
O que é a Montanha Machu Picchu?
A Montanha Machu Picchu é uma imponente elevação localizada nas proximidades da mundialmente famosa cidadela inca, de mesmo nome, Machu Picchu, localizada no Peru.
Esta imponente montanha, a mais alta das três que rodeiam a cidadela, vai lhe brindar com as vistas panorâmicas mais impressionantes de toda a região. Imagina só, poder contemplar o vasto panorama da selva nebulosa, os picos elevados, seus valles profundos e o rio Urubamba, serpenteando à distância. Tudo isso desde a Montanha Machu Picchu, traduzida como «montanha antiga» no idioma nativo quechua.
Importância
A Montanha Machu Picchu surge como uma alternativa a Huayna Picchu, oferecendo uma experiência menos exigente, em termos de dificuldade e risco, o que a torna uma opção perfeita para famílias esportivas e aventureiras, de todas as idades.
Diferente de sua concorrente mais famosa, a Montanha Machu Picchu apresenta caminhos mais amplos e menos íngremes, o que permite uma trilha mais tranquila e acessível para aqueles que desejam desfrutar de vistas espectaculares, sem a necessidade de uma subida desafiadora.
A vantagem adicional de escolher a Montanha Machu Picchu reside na disponibilidade de reservas, que tendem a ser mais acessíveis e menos disputadas que as de Huayna Picchu. Esta maior disponibilidade oferece flexibilidade aos viajantes, quanto a planificação de sua visita, permitindo uma experiência mais relaxada e sem o stress de ter que garantir as suas entradas com meses de antecedência.
Altura e localização
A imponente Montanha Machu Picchu, no Peru, se ergue, majestosamente, nas proximidades da mundialmente famosa cidadela inca de Machu Picchu. Com uma altitude de aproximadamente 3,082 metros (10,111 pés), esta elevação oferece uma experiência única para aqueles que desejam explorar a região, de uma maior perspectiva.
O caminho que conduz ao alto da Montanha Machu Picchu oferece um trajeto desafiador, com escadarias inclinadas e uma subida significativa, porém as recompensas são inigualáveis.
Embora exigente, a caminhada até o seu cume, se transformou em um destino popular para aqueles que buscam uma perspectiva mais tranquila e menos concorrida deste sítio arqueológico, icónico. A montanha Machu Picchu está situada ao sul da cidadela e alcança uma altura de 3,082 metros (10,111 pés).
Horarios de entrada
Se você tem em mente desbravar a imponente Montanha Machu Picchu, a chave para isso é garantir o seu bilhete antecipadamente, uma vez que a demanda varia conforme a temporada, e as entradas se esgotam rapidamente. Porém, antes de fazer a sua reserva, é fundamental definir o tipo de excursão que você pretende realizar.
Primeiro horário (7:00 am – 8:00 am)
O primeiro turno, é das 7:00 às 8:00 da manhã. É ideal para aqueles que vão pernoitar em Aguas Calientes. Você deverá embarcar nos primeiros ônibus da manhã, chegando antes do amanhecer e assim desfrutar de vistas únicas, com os raios de sol incidindo nas pedras do Santuário. Deverá entrar na cidadela entre as 6:00 e as 7:00 da manhã. Uma experiência matutina, inesquecível.
Segundo horário (9:00 am – 10:00 am)
O segundo turno, das 9:00 às 10:00 da manhã, é ideal para aqueles que completaram as rotas do Caminho Inca Curto, da Trilha Salkantay, da Trilha Lares ou algum dos tours de trem. Sugerimos que você primeiro explore a cidadela de Machu Picchu, antes de subir à montanha, uma trilha que leva, aproximadamente, 1 hora e meia para chegar até o seu cume, e um tempo similar para descer.
Bilhete de entrada para a Montanha Machu Picchu
Para obter informações mais detalhadas sobre as reservas no Parque Nacional, oferecemos um guia completo sobre a compra de ingressos, atualizado, para Machu Picchu.
Lembre-se de que o Ministério da Cultura do Peru e o Santuário Histórico de Machu Picchu, atualizaram as informações em 20 de maio de 2024, sobre as novas opções de circuitos para visitar o santuário.
A venda de ingressos para visitar a Maravilha do Mundo durante a alta temporada, que abrange de 1º de junho a 15 de outubro de 2024 e de 30 a 31 de dezembro de 2024, já iniciou. Saiba mais sobre as novas rotas para Machu Picchu em nosso blog “Entradas a Machu Picchu: Tudo o que você precisa saber!”
Tipo de ingresso:
Circuito 1 (Panorâmico ou Parte Alta): Rota 1-A: Rota Montanha Machu Picchu
Se você está a procura de uma experiência única e desafiadora em Machu Picchu, a trilha exclusiva até a Montanha Machu Picchu é uma opção que você não vai querer perder. Tendo um tempo máximo de permanência de 7 horas, essa aventura permite que você faça uma imersão no esplendor deste sítio arqueológico, a partir de uma perspectiva privilegiada.
O caminho para a Montanha Machu Picchu oferece uma experiência enriquecedora, onde cada passo o aproxima mais do cume e permite apreciar detalhadamente a grandiosidade da Maravilha do Mundo. À medida que avança, você poderá admirar a arquitetura incaica, em seu estado mais puro, captando a energia deste lugar ancestral.
Uma das recompensas mais emocionantes dessa trilha é a oportunidade de desfrutar de uma vista panorâmica única do alto da montanha, logo acima da Casa do Guardião.
Esta localização privilegiada oferece uma perspectiva incomparável de Machu Picchu e seus arredores, permitindo capturar imagens impressionantes e criar memórias inesquecíveis.
Durante seu tempo de permanência na Montanha Machu Picchu, você terá a liberdade de explorar no seu próprio ritmo, fazer paradas quando quiser, tirar fotos espetaculares e absorver a atmosfera mística deste lugar histórico. É importante lembrar que esta trilha pode ser exigente, mas cada passo vale a pena, pela experiência única que oferece.
Lugares visitados:
- Plataforma Inferior
- Plataforma Superior
- Fosso Seco
- Mirante do Templo do Sol
- Caos Granítico
- Plaza de los Templos
- Pirâmide do Intihuatana
- Rocha Sagrada
- Doze Vãos
- Qolqas Orientais
- Conjunto Espelhos d’Água
- Templo do Condor
- Plaza do Pisonay
- Reserva Arqueológica
Para aproveitar ao máximo a sua aventura, certifique-se de estar preparado física e mentalmente, levando consigo água suficiente, lanches energéticos, protetor solar e uma câmera para capturar cada momento memorável. Ao retornar, você poderá olhar para trás com satisfação, e admirar a Montanha Machu Picchu de um outro ângulo, sabendo que acaba de conquistar um dos desafios mais emocionantes deste emblemático sítio arqueológico.
O que você vai encontrar na Montanha Machu Picchu?
O Caminho
Você terá uma travessia única, por um antigo caminho inca, impregnado de história e, possivelmente, utilizado para rituais, além de seu uso para observação astronômica. Porém, o mais cativante, é a vista impressionante lá de cima, e ao longo de todo o percurso, uma das panorâmicas mais impactantes do Peru.
Do cume, você terá uma perspectiva de arrepiar da majestosa cidade inca, em harmonia com a natureza selvagem circundante. As verdes montanhas, os picos nevados, os vales profundos e o rio Urubamba, compõem um cenário surreal que emoldura, a lendária, cuidadosamente projetada, Machu Picchu.
O caminho, com 1.600 degraus de pedra, oferece uma topografia variada. Na temporada de chuvas, as pedras podem se tornar escorregadias, adicionando emoção ao percurso. Começa com uma suave inclinação, mas se estreita e se eleva em direção ao cume. Você encontrará pontos estratégicos para descansar e capturar a beleza em imagens. Tenha em mente a pouca sombra que terá, por isso é providencial levar chapéu e protetor solar, para uma travessia confortável e sem queimaduras.
Para que você se prepare adequadamente, aqui estão algumas dicas chave:
- Distância de caminhada: 3,9 km / 2,4 milhas
- Nível de dificuldade: Moderado
- Tempo de caminhada: 3 horas e meia ida e volta (aprox.)
Desafio Físico
A trilha até o cume não é para iniciantes. O caminho tem aproximadamente 3,5 quilômetros de extensão, com um desnível de 600 metros, o que exige um esforço físico considerável. Recomenda-se estar em boa forma física, e aclimatar-se à altitude, antes de empreender a aventura.
Paisagens Incomparáveis
Ao longo da sua travessia, você ficará de boca aberta com uma série de vistas panorâmicas, cinematográficas. Do alto da montanha, seus olhos ficarão encantados com a vista da magnífica cidadela de Machu Picchu, cujas estruturas antigas se integram, harmoniosamente, com o ambiente natural ao redor.
Além disso, você terá a oportunidade de contemplar o impressionante Vale Sagrado dos Incas, uma paisagem que parece se estender até o infinito, de beleza indescritível. À medida que avança, as majestosas montanhas, que contornam a região, se erguem diante de você, formando um cenário imponente e majestoso, realçando a grandiosidade do panorama.
Cada passo que você dá, o introduz mais neste espetáculo visual único, onde a grandeza dos Andes se entrelaça com a engenharia magistral dos incas, criando uma experiência que transcende o meramente estético, tornando essa, uma viagem emocional através da história e da natureza.
Perguntas Frequentes
- Machu Picchu é uma montanha?
A cidadela de Machu Picchu e a Montanha, conhecida como Montanha Machu Picchu, são distintas entre si. A cidadela de Machu Picchu é o principal sítio arqueológico, enquanto a Montanha Machu Picchu e a Montanha Huayna Picchu, oferecem trilhas adicionais que requerem autorizações e entradas prévias. - É difícil subir à Montanha Machu Picchu?
A subida é considerada de dificuldade moderada. Aqueles que estão em boa forma física e acostumados a fazer trilhas, encontrarão uma experiência gratificante. No entanto, recomenda-se precaução, e uma avaliação bem pessoal antes de empreender a ascensão. - Qual é a melhor época do ano para fazer a trilha até a Montanha Machu Picchu?
Machu Picchu é impressionante em qualquer estação. Durante a estação seca, de maio a outubro, embora seja esperada menos chuva, recomendamos levar roupas impermeáveis. A estação úmida, de novembro a abril, traz chuvas precoces, mas as condições na floresta nublada são imprevisíveis. As épocas ideais para visitar Machu Picchu e a Montanha Machu Picchu, são as estações intermediárias, nos meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro, que oferecem condições mais favoráveis e menos aglomerações. - Quanto tempo leva para subir e descer a Montanha Machu Picchu?
A duração para subir e descer a Montanha Machu Picchu varia, mas geralmente, a trilha completa leva cerca de 3 horas. Esse tempo inclui a subida ao cume e a descida. A distância total da caminhada é de aproximadamente 3,9 quilômetros (2,4 milhas). - Há restrições de idade ou condição física para subir a Montanha Machu Picchu?
Não há restrições específicas de idade para subir a Montanha Machu Picchu, mas recomenda-se que os visitantes estejam em boa condição física. É importante avaliar a própria capacidade física e tomar precauções, especialmente se tratando de crianças, pessoas idosas ou aquelas com condições médicas preexistentes. - Quantos ingressos estão disponíveis por dia?
Há um limite diário de 400 ingressos disponíveis para a Montanha Machu Picchu. Estes são divididos em dois turnos de 200 ingressos cada, correspondentes a diferentes horários para a caminhada. - Posso comprar o ingresso no mesmo dia da visita?
Não se recomenda comprar o ingresso para a Montanha Machu Picchu no mesmo dia da visita, pois costumam esgotar rapidamente, especialmente durante a alta temporada. Aconselha-se reservar com antecedência, preferencialmente, com pelo menos, um mês de antecedência, para garantir a disponibilidade, e planejar a visita de maneira adequada. - A Montanha Machu Picchu é perigosa?
O caminho é íngreme em algumas partes da montanha, com escadas, e pode ser perigoso; você deve ter cuidado e seguir as sinalizações e instruções do seu guia turístico, para garantir um percurso seguro e aproveitar plenamente a experiência. - Quais são os horários de ingresso para a Montanha Machu Picchu?
- Primeiro Turno: Você pode ingressar na cidadela às 6h, e na Montanha das 7h às 8h.
- Segundo Turno: Você pode ingressar na cidadela às 7h, e na Montanha das 8h às 9h.
- Precisa de guia para subir?
Embora não seja obrigatório contratar um guia para esse tour, recomendamos fortemente contratar um. Um guia fornece informações detalhadas sobre o Santuário, garante uma viagem mais enriquecedora, com informações que tornam a sua aventura algo valioso e inesquecível, além do que pode ser essencial para a sua segurança, especialmente em terrenos desafiadores, poder contar com um profissional que conheça a fundo cada parte. - Quais são os pontos de interesse na rota?
A trilha oferece uma experiência enriquecedora, com destaques como Qolqas (Celeiros), Zona Agrícola, Canal de Água, Poço Seco, Templo do Sol, Casa do Inka, Fontes de Água, Espelhos de Água, Plaza Pisonay e Reserva Arqueológica. Esses sítios arqueológicos proporcionam uma visão única da história e da cultura inca. - Posso levar comida e bebida durante a trilha?
Sim, é permitido levar comida e bebida durante a trilha até a Montanha Machu Picchu. É aconselhável levar água para se manter hidratado, assim como alguns lanches energéticos. No entanto, pede-se aos visitantes que sejam responsáveis com o lixo, e sigam as normas do parque em relação à conservação do ambiente. - Vale a pena subir a Montanha Machu Picchu?
A subida à Montanha Machu Picchu pode ser desafiadora. O sol é intenso, e é possível que você se pergunte no meio do caminho: “Por que estou fazendo isso?”. Você encontrará a resposta exata, quando chegar ao topo da montanha e tiver uma vista fantástica de Machu Picchu, do Caminho Inca e das montanhas circundantes. Fora isso, a sensação de conquista é fabulosa!
Melhor época para visitar Machu Picchu
Nos Andes peruanos, a estação das chuvas vai de novembro a março, e a estação seca é de abril a outubro. A alta temporada do turismo coincide com a estação seca. Machu Picchu se encontra na floresta nublada dos Andes e, portanto, o clima é sempre quente e úmido, com muitos mosquitos.
A estação das chuvas é considerada verão, enquanto a estação seca é considerada inverno. As temperaturas durante todo o ano variam entre 7 °C e 28 °C (44 °F a 83 °F). A umidade é, em média, de 50% na estação seca e de 90% na estação das chuvas.
Vantagens da estação seca:
- Menos neblina pela manhã (melhores vistas)
- Não é necessário capa de chuva
- Menos umidade
- Menos insetos
- As pedras não escorregam
Vantagens da estação das chuvas:
- É mais vazio
- Mais fácil de conseguir ingressos com menor antecedência
- A chuva te refrescará
- As passagens aéreas são mais baratas para o Peru
Então, qual é a melhor época para você vir? Experimente os meses intermediários de setembro/outubro ou março/abril, para aproveitar o melhor dos dois mundos! Lembre-se de que você pode explorar mais detalhes do clima em nosso blog: “A Melhor Época para Visitar Machu Picchu em 2024“.
Nota: Os dois meses mais concorridos da alta temporada de turismo são junho e julho.
Dicas para aproveitar a montanha:
- Reserve com antecedência: O acesso à Montanha Machu Picchu é restrito a um número limitado de visitantes por dia. Certifique-se de reservar sua entrada com pelo menos dois meses de antecedência, especialmente na alta temporada.
- Chegue cedo: O ingresso ao caminho é permitido entre 7h e 8h, e entre 11h e 12h. Começar cedo permitirá que você aproveite o caminho com mais tranquilidade e evite as multidões.
- Hidratação e alimentação: Leve água suficiente, além de lanches para se manter hidratado e com a energia necessária durante a trilha.
- Roupas e calçados adequados: Opte por roupas confortáveis e respiráveis, assim como calçados resistentes e com boa aderência nos terrenos irregulares.
- Proteção contra o sol: Não se esqueça de aplicar protetor solar e repelente de insetos para se proteger.
- Respeito pelo meio ambiente: Cuide do ambiente natural e não deixe, de forma alguma, o seu lixo pelo caminho.
A Montanha Machu Picchu te espera de braços abertos para que você viva uma experiência única e inesquecível. Lembre-se de que a preparação física e o respeito pelo meio ambiente são essenciais para poder aproveitar ao máximo a sua aventura.
Você pode se interessar
- Qual montanha escolher: Huayna Picchu, Huchuy Picchu ou a Montanha Machu Picchu?
- Ingressos para Machu Picchu: Tudo o que você precisa saber!
- A Melhor Época para Visitar Machu Picchu em 2024
- Tudo o que você precisa saber sobre a Montanha Huchuy Picchu em 2024
- Tudo o que você precisa saber sobre a Montanha Huayna Picchu 2024
- Qual é a melhor época para visitar o Peru, de acordo com o clima e as estações?
- Tudo o que você precisa saber sobre a temporada seca em Cusco, no Peru
- O que fazer em Cusco?
Leave A Reply