Se você está procurando por indicação de lugares para visitar em Cusco e arredores, certamente já deve ter ouvido falar das Minas de Sal em Maras. E você pode estar na dúvida, se perguntando por que, afinal, gostaria de visitar uma mina. Nós te garantimos que essa, não se parece com nada que você já viu antes. Certamente, vale a pena!
Um Pouco de História
As minas de sal de Maras têm uma longa história, remontam dos tempos pré-incas. Na verdade, elas não se parecem com uma simples mina como você imagina. Levando em consideração toda a vasta extensão que ocupam, além de seu processo de extração do sal, é melhor chamá-las de lagoas ou tanques de sal.
O que você verá ao chegar, te deixará perplexo: existem milhares de lagoas no total, formando um cenário impressionante, prepare sua câmera! E o melhor, é que todas ainda estão em funcionamento até hoje, ficando a cargo de diferentes membros da comunidade local, que se encarregam dos cuidados necessários a sua manutenção, cultivo e venda do sal na cidade. Uma bela forma de continuar com as tradições e de honrar seus ancestrais.
As Minas de Sal de Maras são uma das 10 maiores minas de sal do mundo, e realmente, é uma visão fantástica para se ver!
Como Funcionam essas Minas?
Bem, abaixo da terra, há uma única nascente quente e salgada que leva a uma rede avançada de pequenos canais. Esses canais alimentam mais de 6.000 lagoas no total, e parece que se estendem infinitamente.
Quando uma dessas lagoas fica cheia de água, o canal que a alimenta é bloqueado. Ao longo de muitos dias, o sol evapora lentamente a água, num processo que conhecemos como decantação, deixando somente o sal puro, que é então raspado. O canal é reaberto e todo o processo recomeça.
Como Chegar?
As minas estão a apenas 45 minutos da cidade de Cusco, e existem três maneiras de chegar até lá:
Transporte Local – a maneira mais econômica, é usar o transporte que todos os moradores locais usam. Geralmente, são vans compartilhadas que estão a caminho de Urubamba. Isso significa que você precisará informar ao motorista que deseja descer em Maras. Ter um pouco de espanhol será útil nesse caso. Depois de descer na entrada de Maras, você encontrará táxis que podem levá-lo até lá (cerca de mais 15 minutos).
Como Parte de um Tour – a maneira que a maioria dos visitantes escolhe, é visitar como parte de um passeio. Existe um que leva você a Maras e Moray. Este último é um sítio arqueológico inca muito próximo a Maras, razão pela qual são combinados. Esses passeios são realizados todos os dias e incluem um guia útil que pode fornecer todas as informações que você precisa sobre as áreas.
Alugue um Carro – A outra opção é contratar um táxi ou um motorista que o leve. Esta é uma boa opção se você quiser ir sem pressa e talvez parando em outros lugares. Você pode procurar saber quanto custa para ter um condutor, por apenas um dia, personalizando assim a sua própria viagem. Se você se interessar por algum local bonito no caminho, dessa forma, você pode parar e tirar fotos, ou observar as vistas deslumbrantes. Pode também fazer uma pausa, para idas ao banheiro por exemplo, sempre que necessário.
Leve para Casa Alguns Souvenirs
Como na maioria das atrações, há muitos lugares próximos onde você pode comprar algo como recordação da sua viagem. O sal das Minas de Maras é rosa, e pode adicionar um ótimo sabor à sua culinária! É um pouco mais parecido com o sal marinho e pode ser usado da mesma forma. Você encontrará até mesmo alguns sais temperados com ervas da região, que podem ser ótimos presentes para amigos e familiares.
Imperdível Quando Estiver em Cusco
Como você pode notar, essas minas são típicas e muito especiais : vale muito a pena adicioná-las ao seu itinerário de viagem. As vistas são espetaculares, e você pode adquirir ótimos itens para levar para casa. Você não se arrependerá de ir!
Escrito por: Liv Palmer
Leave A Reply
[…] Vale Sagrado: As Minas de Sal em Maras […]